O ator John Cena foi duramente criticado na turnê promocional de Velozes & Furiosos 9, que teve estreia antecipada na Ásia e parte do Oriente Médio. Falando em mandarim fluente à rede de televisão taiwanesa TVBS, o ator chamou Taiwan de país, o que irritou parte do público chinês. Há anos, a China se recusa a reconhecer Taiwan como um território independente.
Para aliviar as críticas, o ator se desculpou no Weibo (rede social chinesa), e escreveu: “Peço desculpas pelo meu erro. Eu preciso dizer, agora, o quão importante é eu ressaltar que amo e respeito ainda mais a China e o povo chinês”. Só que novamente a manifestação pegou mal com o público que apoia o reconhecimento de Taiwan como país.
Mesmo com essa polêmica, Velozes e Furiosos 9 quebrou o recorde de arrecadação de Godzilla vs Kong, que fez US$ 123 milhões e se tornou a maior abertura internacional do período da pandemia, arrecadando US$ 162,4 milhões.
Dominic Toretto (Vin Diesel) sempre viveu a toda velocidade. Após a perda do melhor amigo e a descoberta do filho, ele reduziu o ritmo de vida, ao lado de Letty (Michelle Rodriguez). Mas não é fácil viver o presente quando o passado acelera em sua direção. E é o que acontece quando Dom reencontra seu irmão Jacob Toretto (John Cena), que é estimulado por Cypher (Charlize Theron) e Magdalene Shaw (Helen Mirren) a executar um plano de vingança. É hora de Dom reunir a irmã Mia (Jordana Brewster) e a família de fiéis amigos, como Roman (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris) e Han (Sung Kang).
Velozes e Furiosos 9 chegará aos cinemas no Brasil em 25 de junho.