dom, 21 julho 2024

Vitrine Filmes divulga teaser inédito de “Greice”, longa vencedor do Olhar de Cinema

Publicidade

Após ser premiado como o grande vencedor do 13º Olhar de Cinema, “Greice” ganha trailer inédito e data de estreia em circuito brasileiro. Rodado em locações de Fortaleza e Lisboa, o filme dirigido e escrito pelo cearense Leonardo Mouramateus teve sua primeira exibição no 53º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde foi sucesso de crítica e público. Antes da estreia nacional, marcada para 18 de julho, “Greice” terá sessões especiais abertas ao público no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Recife. Todas as exibições de pré-estreia serão seguidas de debates com o diretor e a protagonista Amandyra. A produção é assinada pela Glaz Entretenimento (Brasil), com coprodução da Ukbar Filmes (Portugal) e distribuição da Vitrine Filmes. 

Através de um tom de humor que se assemelha, em certos momentos, com uma chanchada contemporânea, a narrativa acompanha Greice (Amandyra), uma estudante de Belas-Artes brasileira que vive em Lisboa. Depois de se envolver em um acidente na universidade e receber uma suspensão por tempo indeterminado, Greice volta sorrateiramente para Fortaleza, sua cidade natal, para regularizar seus documentos. Escondida em um quarto de hotel, a jovem tem como artifícios poderosos seu carisma e uma lábia indiscutível. O elenco também inclui os atores Mauro Soares, Dipas e Luara Raio, além da participação especial de Isabél Zuaa, Luciana Souza e Faela Maya. 

Eleito o Melhor Filme do Olhar do Cinema, “Greice” também recebeu no festival os títulos de Melhor Roteiro para Leonardo Mouramateus e Melhor Atuação para a protagonista Amandyra. Com sessões esgotadas na mostra curitibana, o filme já teve ótima repercussão entre os críticos. Em sua trajetória internacional, passou por exibições em diversos países, incluindo Espanha, Grécia, Áustria e Polônia. No festival português Indielisboa, a produção venceu o prêmio de Melhor Direção em Filme Português

Publicidade

O lançamento de “Greice” integra a Carteira de Projetos da Vitrine Filmes, aprovada no Edital de Distribuição de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo no Estado de São Paulo. 

“‘Greice’ é o que podemos chamar de um filme irresistível em sua despretensão. Entre uma chanchada brasileira e uma comédia screwball, o título (…) é leve e descontraído, porém mais consistente do que aparenta.”

Escotilha

“‘Greice’ satisfaz graças à capacidade orgânica de navegar entre o cinema popular e o cinema dito “de arte”, ou ainda entre as linguagens convencionais e aquelas mais arriscadas. Mouramateus segue explorando o terreno árido do “cinema do meio”, capaz de unir crítica e público, de fazer rir e provocar pela linguagem, simultaneamente.”

Meio Amargo

“O timing cômico da construção da encenação de Leonardo Mouramateus é impecável. Muito disso se dá por um trabalho de montagem criterioso e, sobretudo, cuidadoso.”

Publicidade

Plano Crítico 

“Mouramateus e Amandyra não nos deixam escolhas a não ser nos apaixonarmos por Greice e torcer para que tudo dê certo para ela, uma mulher brasileira, cearense e negra na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.”

Coletivo Crítico

“O texto é chamativo. Se destaca. Nas piadas de diálogo, nas camadas e camadas de causos e casos e mentiras e verdades contadas. Mas não preso a essa ideia da comédia textual, o filme vai mais além nessa toada pós-moderna. Adotando uma forma que tenta fazer sentido nesse espírito de caos que Greice tem.”

Cineset

Festivais e prêmios

Publicidade
  • International Film Festival Rotterdam, Países Baixos (30 Janeiro – 09 Fevereiro, 2024) Premiere Mundial Harbour
  • Vilnius IFF Kino Pavasaris, Lituânia (14 – 27 Março, 2024) Smart 7
  • Crossing Europe Film Festival, Áustria (30 Abril – 05 Maio, 2024) European Panorama Fiction
  • Indielisboa, Portugal (23 Maio – 02 Junho, 2024) Estreia Portuguesa Competição Nacional, Smart 7: Prêmio Nova FCSH Award para Melhor Direção em Filme Português 
  • Olhar de Cinema, Brasil (12 – 20 June, 2024) Estreia Brasileira Competição Brasileira: Melhor Filme; Melhor Atuação (Amandyra); Melhor Roteiro (Leonardo Mouramateus) 
  • Filmadrid, Espanha (11 – 16 Junho, 2024)  Smart 7
  • Transilvania IFF, Romênia (14 – 24 Junho, 2024) Smart 7
  • New Horizons IFF, Polônia (18 – 28 Julho, 2024) Smart 7
  • Reykjavik IFF, Islândia  (26 Setembro – 06 Outubro, 2024) Smart 7
  • Thessaloniki IFF, Grécia (31 Outubro – 10 Novembro) Smart 7

Sinopse: Greice, uma jovem brasileira de 22 anos, estuda Belas-Artes em Lisboa. Nos primeiros dias do verão, Greice se envolve com o misterioso Afonso. O casal é responsabilizado por um estranho acidente que ocorre na festa de recepção dos calouros. Greice precisa, então, voltar a Fortaleza, sua cidade natal, para renovar o título de residência. Escondida em um hotel, enquanto evita que sua mãe descubra os apuros em que se envolvera, e contando com a ajuda de alguns amigos, Greice busca um lugar no mundo. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

Divertida Mente 2 | Disney confirma sequência da animação!

Divertida Mente é sem dúvidas um dos maiores sucessos...

Crítica | Um Lugar Secreto

"Qual é a sensação de ser adulto?" Essa é...

Crítica | The Acolyte

      Star Wars possui um legado imenso e seria redundante...

The Boys | Eric Kripke revela detalhes da 5ª temporada; Confira!

Em entrevista ao Deadline, Eric Kripke revelou detalhes sobre a...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]