Todo mundo está ansioso pela estreia da nova temporada de The Crown, que irá nos apresentar a duas figuras muito conhecidas: Princesa Diana e Margaret Tatcher
Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ser primeira-ministra da Grã-Bretanha, e se envolveu em diversas polêmicas durante seu mandato.
Foto: Terry O'Neill/Hulton Archive/Getty Images
Na nova temporada de The Crown, que se passará nos anos 1970, Tatcher será interpretada por Gillian Anderson. Nos próximos stories vamos contar 5 fatos sobre a "Dama de Ferro"
Thatcher foi a primeira mulher a conseguir o posto mais alto do governo no Reino Unido, sendo eleita como primeira-ministra em 1979, e ocupando o cargo até 1990.
No início do seu governo o país estava em crise. Tomando uma decisão radical, ela focou em conceitos liberais, executando a diminuição do Estado, a desarticulação dos sindicatos, privatização da indústria, e ainda, a desregulamentação da economia.
As decisões tomadas por ela anteriormente acabaram agravando a crise. Perto das eleições nesse período ela disse uma de suas mais famosas frases: "Eu não sou uma política de consenso, sou uma política de convicção."
O famoso apelido de Thatcher surgiu pela primeira vez em 1976, quando uma agência da mídia soviética se referiu à britânica como "Dama de Ferro”, por conta de sua inflexibilidade ao lidar com questões da guerra fria.
Ronald Reagan, 40° presidente dos Estados Unidos se inspirou nas políticas da primeira-ministra. Só que enquanto Thatcher tendia a cortar os gastos do governo, Reagan foi incapaz de ter esse controle.
Imagem: Gerald Penny, AP - 23/06/82
Imagens: DivulgaçãoEdição: Uillian Magela
Para mais notícias, críticas e novidades, araste pra cima!