O penúltimo episódio da temporada de X-MEN ’97 criou uma confusão em todos mundo, levando a maioria a apoiar Magneto contra Xavier, mas também com um desfecho doloroso para Wolverine!
O episódio é baseado no crossover de quadrinhos de 1993, “Atrações Fatais”. Essa história culmina com Magneto arrancando o adamantium dos ossos de Wolverine e um Xavier vingativo atacando e apagando a mente de Magneto. No entanto, essa limpeza mental traz consigo uma consequência não intencional.
No universo dos X-Men, Wolverine é bem conhecido por sua capacidade de cura rápida e pelas garras retráteis de adamantium, que são praticamente indestrutíveis. Mas, o que aconteceria se ele perdesse esse metal especial que cobre seu esqueleto e garras?
No episódio 9 de X-Men’97, seguindo a HQ “Atrações Fatais”, Wolverine aprende o que acontece quando você pressiona demais Magneto. O Mestre do Magnetismo extrai todo o metal dos ossos de Logan, o que levanta a questão de por que eles não colocaram Wolverine no Time Ouro.
Nos quadrinhos, o fator de cura de Wolverine é interrompido devido ao trauma do ataque de Magneto. É também quando ele descobre pela primeira vez (pós-amnésia) que tem garras ósseas sob o adamantium, levantando novas questões sobre seu passado e sua verdadeira natureza mutante. Wolverine deixa temporariamente os X-Men
Wolverine eventualmente recupera seu adamantium nos quadrinhos. Ele é sequestrado por Apocalipse e sofre uma lavagem cerebral para se tornar um novo Cavaleiro da Morte. Para aumentar as proezas de luta de seu Cavaleiro, Apocalipse restaura o esqueleto de adamantium de Wolverine.