
Para celebrar os 80 anos do diretor Wim Wenders (14.08.1945), um dos principais nomes do Novo Cinema Alemão e referência incontornável no cinema contemporâneo, os cinemas REAG Belas Artes (SP), Cinesystem Belas Artes Frei Caneca (SP) e Cinesystem Belas Artes Botafogo (RJ) apresentam, durante todo o mês de agosto, uma mostra especial com quatro títulos essenciais de sua filmografia.
A mostra é resultado de uma parceria entre o Belas Artes Grupo e a rede Cinesystem, e leva a curadoria do cinema de rua mais tradicional de São Paulo para novas salas, aliando seleção de filmes autorais e cultuados.
A seleção inclui “Alice nas Cidades” (1974), considerado um marco na carreira de Wenders e início da longa colaboração com o fotógrafo Robby Müller; “O Amigo Americano” (1977), adaptação de Patricia Highsmith com atmosfera noir e participação de Dennis Hopper e Bruno Ganz; “O Estado das Coisas” (1982), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado em Lisboa; e “O Céu de Lisboa” (1994), musical que celebra a cidade portuguesa e traz a participação do grupo Madredeus.
Confira abaixo os filmes da mostra
O Amigo Americano (Der amerikanische Freund)
1977, 127 min, 14 anos, drama, Alemanha, França, inglês, alemão (legendado)
Diretor: Wim Wenders
Elenco: Adolf Hansen, Wim Wenders, Rudolf Schündler
Sinopse: Um expatriado americano, Tom (Dennis Hopper), decide fazer parte de uma tentativa de assassinato para ganhar um dinheiro extra. Tudo o que Tom precisa fazer para ganhar a sua parte é encontrar um assassino em potencial que não irá abrir a boca. E o homem perfeito para o trabalho é Jonathan (Bruno Ganz), um paciente de câncer terminal desesperado para deixar uma herança para sua família. Jonathan está longe de ser um pistoleiro de aluguel e o plano não sai exatamente como o esperado
O Estado das Coisas (Der Stand der Dinge)
1982, 125 min, 14 anos, drama, Alemanha, inglês, francês, português (legendado)
Diretor: Wim Wenders
Elenco: Patrick Bauchau, Allen Garfield
Sinopse: Uma equipe grava filme de ficção científica em Portugal sobre sobreviventes em uma Terra pós-apocalipse. O dinheiro acaba, o produtor desaparece e a equipe vai ficando impaciente e entediada, esboçando reações cada vez mais sentimentais.
O Céu de Lisboa (Lisbon Story)
1994, 100 min, musical, Alemanha, Portugal, alemão, inglês, português (legendado)
Diretor: Wim Wenders
Elenco: Rüdiger Vogler, Patrick Bauchau, Teresa Salgueiro & Madredeus
Sinopse: Phillip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens e, fascinado com a beleza do lugar, resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa, a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Mas novas surpresas o aguardam com o repentino reaparecimento de Friedrich.
Alice Nas Cidades (Alice in den Städten)
1974, 110 min, 16 anos, drama, Alemanha, alemão (legendado)
Diretor: Wim Wenders
Elenco: Rüdiger Vogler, Yella Rottländer, Lisa Kreuzer
Sinopse: Um jornalista alemão e uma garota que está sobre seus cuidados vão em busca dos avós da jovem.