10 filmes para entender o conflito racial que ocorre nos Estados Unidos

Para entender a situação atual do mundo, nós do Estação Nerd separamos 10 produções cinematográficas para que você possa refletir o sobre o racismo, que ainda existe em todo o mundo. Diversas pessoas agora estão nos Estados Unidos e na Europa lutando com mais intensidade contra a discriminação, sendo de extrema importância relatar casos reais e também de ficção no entretenimento. Confira nossa lista:

Faça a Coisa Certa (1989)

No dia mais quente do ano, Buggin Out (Giancarlo Esposito) fica incomodado com uma parede cheia de retratos de italo-americanos na pizzaria do Sal (Danny Aiello), localizada em uma área do Brooklyn predominantemente negra/latina. Lá trabalha o entregador Mookie (Spike Lee), que tem de lidar todos os dias com o racismo do filho mais velho de Sal, Pino (John Turturro). Enquanto Buggin organiza um boicote à pizzaria, o jovem Radio Raheem (Bill Nunn) é brutalmente assassinado pela polícia.

Cidade de Deus (2002)

Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar, e Zé Pequeno é um ambicioso traficante que usa as fotos de Buscapé para provar como é durão.

Histórias Cruzadas (2011)


Histórias Cruzadas se passa na década de 1960 e mostra a vida de Skeeter (Emma Stone), uma jovem escritora que começa a entrevistar as mulheres negras do estado do Mississippi. Essas mulheres contam histórias de como deixaram suas vidas pessoais de lado para criar os filhos de uma elite branca.

Fruitvale Station (2013)

Fruitvale Station mostra a luta de Oscar Grant (Michael B. Jordan), um jovem de 22 anos que perde o emprego e esconde a informação da mãe de sua filha, Sophina (Melonie Diaz), por achar que é capaz de recuperar o trabalho. No entanto, a situação se complica quando o personagem acaba sendo vítima do preconceito em uma noite que deveria ser de comemorações.

Selma – Uma Luta Pela Igualdade (2014)

Selma: Uma Luta pela Igualdade retrata a história de Martin Luther King Jr., interpretado por David Oyelowo, na conquista do direito ao voto da comunidade negra nos Estados Unidos. O movimento resultou em uma marcha épica do político até o Alabama, convencendo o presidente Lyndon Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto.

Raça (2016)

Raça conta a história de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Moonlight conta a jornada de autoconhecimento de uma criança negra enquanto ela tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Corra! (2017)

Um jovem fotógrafo negro descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada branca.

Green Book (2018)

Green Book conta a história de Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista famoso mundialmente que começa uma aventura pelo sul dos Estados Unidos para a sua turnê musical. Ele contrata Tony Lip (Viggo Mortensen) para ser seu motorista e segurança, e então os dois começam a enfrentar problemas em suas viagens devido à segregação racial.

Infiltrado na Klan (2018)

Em Infiltrado na Klan, filme de Spike Lee, conhecemos a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial que, em 1978, conseguiu se infiltrar em um grupo da comunidade racista Ku Klux Klan, mesmo sendo negro. Com bastante destreza, ele se comunica com a comunidade por meio de cartas e telefonemas, enviando outro policial branco em seu lugar quando precisa aparecer fisicamente em encontros.

Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS