sáb, 18 maio 2024

O Grande Mauricinho | Filme estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (02/02)

Publicidade

A obra de um dos escritores ingleses mais queridos de fantasia, Terry Prachett, acaba de ganhar uma nova adaptação. O Grande Mauricinho tem como protagonista um gato falante que viaja de cidade em cidade oferecendo seus serviços como exterminador de ratos. Com direção de Toby Genkel, o longa chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, trazendo as vozes de Marcelo Adnet como o gato Mauricinho e Sophia Valverde, interpretando a menina Marina.

Com roteiro assinado por Terry Rossio, roteirista de sucessos como Aladdin e Shrek, o filme conta a história do gato viajante e falador, que com ajuda seu parceiro Kinho, um menino que toca flauta muito bem, leva os ratos a marchar para longe da cidade, para o alívio dos habitantes. Mauricinho pega o dinheiro da recompensa e vai até uma distância segura para contar e dividir os ganhos com Kinho… e com os ratos!

Esses não são ratos comuns – eles falam, usam roupas e sonham com uma ilha paradisíaca onde ratos e humanos vivem juntos em paz. Tudo vai bem com o “golpe dos ratos”, até que eles chegam à cidade de Bad Blintz, onde conhecem uma garota obcecada por livros, Marina, que os leva em uma aventura para resolver um grande mistério da cidade.

Publicidade

Genkel contou em entrevista ao Animation Scoop que, quando foi convidado para dirigir o longa, não pensou duas vezes. “É pura genialidade e uma história incrível, e tudo o que você quer fazer é colocá-la na tela. Logo a seguir, tive oportunidade de ler o roteiro do Terry Rossio. Não é fácil transformar Pratchett em filme, e Rossio fez um ótimo trabalho. Temos que admitir que o nome Pratchett tem um certo peso, mas também é uma grande emoção e honra adaptá-lo”.

O cineasta também destaca as personagens, que são tipos aos quais não estamos acostumados. “Eu realmente tentei mantê-los o mais originais possível. Por que mudá-los se eles são perfeitos? Quando eu comecei a ler o romance e o que tem que ter no filme, eu comecei a marcar linhas nas páginas… e você acaba marcando páginas e páginas e páginas porque é muito bom! Estávamos realmente apoiados na obra de um gigante, Terry Pratchett. Mantivemos o espírito dele e de alguma forma tentamos colocá-lo na tela. Maurice é bastante sarcástico e mesquinho.”

O Grande Mauricinho combina imagens geradas por computador e outras em técnicas mais clássicas, desenhadas a mão. Genkel explica que não havia outra forma de fazer o filme, se não fosse dessa mistura. “O estilo foi definido pela história. E foi ótimo abrir o filme em um estilo completamente diferente. Nos primeiros minutos, recebemos três tapas diferentes na cara. Começa com desenho convencional e super romântico, uma doçura tipo a da Disney. E então, de repente, faz Boom! e estamos em um mundo com dimensões e profundidade nesta sala estranha com uma garota que fala muito.”

O filme fez sua estreia mundial em janeiro, no prestigioso Festival de Sundance. Já no Brasil, O Grande Mauricinho será lançado em fevereiro, pela Imagem Filmes.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Uma Ideia de Você

Quando refletimos sobre o estado atual do cinema, é...

Crítica | Furiosa: Uma Saga Mad Max

Nove anos depois do sucesso absoluto de Mad Max:...

Crítica | Bridgerton 3ª Temporada Parte 1

Sempre um delicioso prazer, nunca uma tarefa árdua: Bridgerton...

Crítica | Morando com o Crush

Luana e Hugo são colegas de escola e apaixonados...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]