Nova obra do diretor Marcelo Gomes, o documentário “Criaturas da Mente” chega em sua 13ª semana de exibição acumulando mais de 10 mil ingressos vendidos. No ranking da Comscore Brasil, está posicionado como o quarto documentário brasileiro mais assistido nas salas de cinema de 2025. Na programação entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, o filme segue em exibição em São Paulo (no Espaço Petrobras de Cinema Augusta, diariamente às 18h), Salvador (no Circuito Saladearte, dentro do Cinema do Museu, dia 3/8, às 14h; e dia 4/8, às 13h) e em João Pessoa (no Cine Bangüê somente dia 31/7, às 20h30). A classificação indicativa é de 12 anos e a distribuição é realizada pela Bretz Filmes.
O longa-metragem acompanha a jornada do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro para melhor entender o universo dos sonhos e do inconsciente a partir da relação do conhecimento científico e dos saberes ancestrais de povos originários e de culturas afrodescendentes, transcendendo o tradicional eurocentrismo da academia.
Com imagens imersivas, que incluem trechos da própria filmografia de Marcelo Gomes, e depoimentos instigantes, “Criaturas da Mente” apresenta um universo onde ciência e espiritualidade se complementam, desafiando visões reducionistas e convidando o espectador a repensar sua relação com o inconsciente. O documentário chega para provocar reflexões profundas sobre o papel dos sonhos na construção de novas formas de existência e no resgate de tradições há muito negligenciadas.
“Esse documentário é o resultado de um diálogo entre cinema e ciência, justamente duas áreas que foram muito atacadas durante o governo anterior. Em um momento em que o cinema brasileiro é assistido por milhões de pessoas, eu estou aqui para dizer que o cinema brasileiro resistiu e está mais vivo que nunca“, declara Marcelo Gomes.
Além de Sidarta Ribeiro, o documentário também traz as presenças ilustres de Mizziara de Paiva, Waldemar Magaldi, Marcelo Leite, Mãe Beth de Oxum, Mãe Lu, Ailton Krenak, Dráulio Barros de Araújo, Ana Flávia Mendonça e Gilda Gomes.
Com première nacional na abertura da 57ª edição do Festival de Brasília, “Criaturas da Mente” também foi o filme de abertura da Mostra A Câmera Curiosa: Cinema e Ciência, que aconteceu na semana passada, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
“Criaturas da Mente” é uma produção de João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes, realizada em coprodução com Globo Filmes e GloboNews, em associação com a Carnaval Filmes.