ter, 5 agosto 2025

Wim Wenders ganha mostra especial em homenagem aos seus 80 anos

Publicidade

Para celebrar os 80 anos do diretor Wim Wenders (14.08.1945), um dos principais nomes do Novo Cinema Alemão e referência incontornável no cinema contemporâneo, os cinemas REAG Belas Artes (SP), Cinesystem Belas Artes Frei Caneca (SP) e Cinesystem Belas Artes Botafogo (RJ) apresentam, durante todo o mês de agosto, uma mostra especial com quatro títulos essenciais de sua filmografia.

A mostra é resultado de uma parceria entre o Belas Artes Grupo e a rede Cinesystem, e leva a curadoria do cinema de rua mais tradicional de São Paulo para novas salas, aliando seleção de filmes autorais e cultuados.

A seleção inclui “Alice nas Cidades” (1974), considerado um marco na carreira de Wenders e início da longa colaboração com o fotógrafo Robby Müller; “O Amigo Americano” (1977), adaptação de Patricia Highsmith com atmosfera noir e participação de Dennis Hopper e Bruno Ganz; “O Estado das Coisas” (1982), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado em Lisboa; e “O Céu de Lisboa” (1994), musical que celebra a cidade portuguesa e traz a participação do grupo Madredeus.

Publicidade

Confira abaixo os filmes da mostra

O Amigo Americano (Der amerikanische Freund)

1977, 127 min, 14 anos, drama, Alemanha, França, inglês, alemão (legendado)

Publicidade

Diretor: Wim Wenders

Elenco: Adolf Hansen, Wim Wenders, Rudolf Schündler

Sinopse: Um expatriado americano, Tom (Dennis Hopper), decide fazer parte de uma tentativa de assassinato para ganhar um dinheiro extra. Tudo o que Tom precisa fazer para ganhar a sua parte é encontrar um assassino em potencial que não irá abrir a boca. E o homem perfeito para o trabalho é Jonathan (Bruno Ganz), um paciente de câncer terminal desesperado para deixar uma herança para sua família. Jonathan está longe de ser um pistoleiro de aluguel e o plano não sai exatamente como o esperado

O Estado das Coisas (Der Stand der Dinge)

Publicidade

1982, 125 min, 14 anos, drama, Alemanha, inglês, francês, português (legendado)

Diretor: Wim Wenders

Elenco: Patrick Bauchau,  Allen Garfield

Sinopse: Uma equipe grava filme de ficção científica em Portugal sobre sobreviventes em uma Terra pós-apocalipse. O dinheiro acaba, o produtor desaparece e a equipe vai ficando impaciente e entediada, esboçando reações cada vez mais sentimentais.

O Céu de Lisboa (Lisbon Story)

1994, 100 min, musical, Alemanha, Portugal, alemão, inglês, português (legendado)

Diretor: Wim Wenders

Elenco: Rüdiger Vogler, Patrick Bauchau, Teresa Salgueiro & Madredeus

Sinopse: Phillip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens e, fascinado com a beleza do lugar, resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa, a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Mas novas surpresas o aguardam com o repentino reaparecimento de Friedrich.

Alice Nas Cidades (Alice in den Städten)

1974, 110 min, 16 anos, drama, Alemanha, alemão (legendado)

Diretor: Wim Wenders

Elenco: Rüdiger Vogler, Yella Rottländer, Lisa Kreuzer

Sinopse: Um jornalista alemão e uma garota que está sobre seus cuidados vão em busca dos avós da jovem.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | War of The World’s (2025)

Em 1938, uma versão radiofônica de "A Guerra dos...

Crítica | Drácula: Uma História de Amor Eterno

Drácula: Uma História de Amor Eterno, novo filme do...

Crítica | Os Caras Malvados 2

Por maior que seja a trajetória da DreamWorks, ainda...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]