Casos Chocantes da História, série documental apresentada pelo jornalista Tony Harris, que também conduz as séries Mistérios Revelados e seu spin-off Mistérios Revelados: Edição Alienígena, chega ao final da temporada em 20 de setembro. A produção revive os momentos mais impactantes captados por câmeras reais, ao redor do mundo: acidentes surpreendentes, desastres naturais, falhas humanas e ataques de animais, entre outros acontecimentos extremos. A série faz uma imersão profunda no que aconteceu e revela a verdade por trás de cada caso. Sem fake news nem inteligência artificial — todos os casos apresentados realmente aconteceram e se tornaram virais por sua crueza e dramatismo.
Casos Chocantes da História reconstrói, em cada episódio, entre sete e oito acontecimentos — a maioria ocorrida na última década e viralizada nas redes sociais ao redor do mundo — que mostram como situações de alto risco podem se desencadear repentinamente. A partir das gravações reais, acompanhadas por recriações em computação gráfica, depoimentos impactantes de quem viveu esses momentos e a análise de especialistas, a série busca explicar como esses incidentes aconteceram, o que deu errado e o que pode ser aprendido para evitar tragédias semelhantes. Aos relatos somam-se dados históricos, estatísticas e comparações com outros casos, permitindo compreender mais profundamente os padrões por trás desses acontecimentos. Cada caso é analisado minuciosamente com a ajuda de especialistas em segurança, engenharia, ciência, geologia, biologia e jornalismo científico.
No episódio que encerra a temporada, O desastre do Hindenburg, ejeção malsucedida, quando as árvores atacam e preso em uma caverna, Tony Harris analisa momentos impressionantes capturados por câmeras: um piloto ejeta no último minuto durante um pouso fracassado. Um motorista foge de uma floresta cheia de árvores caídas. Um espeleólogo fica preso entre rochas. E, ainda, o desastre do Hindenburg, o maior dirigível da história, que chocou o mundo em 1937 ao vitimar 35 pessoas – marcando o fim da era dos dirigíveis de passageiros.
FINAL DE TEMPORADA: sábado, 20/9, 22h05
Classificação Indicativa: 12 anos