sáb, 25 julho 2026

Zico, o Samurai de Quintino | Documentário leva 36 mil pessoas para os cinemas no primeiro fim de semana

Publicidade

A estreia de “Zico, o Samurai de Quintino” na última quinta-feira (30), em 511 salas, tem transformado o cinema em arquibancada. De acordo o Filme B, portal referência no mercado de cinema no Brasil, o filme dirigido por João Wainer já foi assistido por 36 mil espectadores, consagrando-se como o documentário brasileiro mais assistido do ano até o momento, com base nos dados de janeiro a maio de 2025 disponibilizados na plataforma.  

Distribuído pela Downtown Filmes, o longa sobre a história de Zico, ídolo do Flamengo e do futebol, aposta em uma abordagem mais intimista e sensível, que vai além das conquistas do ex-jogador dentro das quatro linhas. Veja aqui a recepção do documentário pelo público ao redor do Brasil. 

Quem comparecer à bilheteria dos cinemas vestindo a camisa do Clube de Regatas do Flamengo terá direito ao benefício da meia-entrada. A promoção será válida exclusivamente durante a primeira semana em que o filme estiver em cartaz, incentivando os torcedores a prestarem sua própria homenagem ao maior ídolo rubro-negro. Válido para os cinemas das redes Cinemark, Cinépolis, Kinoplex, Uci, Cinesystem, Moviecom, Centerplex, Cineart, Grupo Cine, Cineshow, Cine A, Cineflix, Cinemais e Cine Araujo. 

Publicidade

O documentário mostra, pela primeira vez, o acervo pessoal do craque, reunindo imagens raras em Super 8, registros de bastidores e objetos históricos revisitados pela família, com participação direta de Sandra, esposa do ídolo rubro-negro há 50 anos.  

Um dos fios condutores do filme é o mergulho em uma espécie de “museu pessoal”, um acervo construído e catalogado especialmente para o projeto, revisitado por familiares e amigos. Ao percorrer esse conjunto de imagens e objetos, o longa revela bastidores inéditos da vida do jogador, com registros que vão da intimidade em casa a momentos pouco conhecidos da carreira, ampliando o olhar para além dos gols e conquistas. 

As imagens em Super 8, inéditas, ajudam a construir uma narrativa afetiva e sensorial, aproximando o espectador de um Zico fora do campo, mais humano, cotidiano e familiar. É a partir desse material que o filme constrói um retrato que atravessa gerações, conectando passado e presente em uma mesma experiência cinematográfica.  

Publicidade

Além do acervo, o documentário reúne depoimentos de personagens fundamentais da trajetória do camisa 10, como Júnior, Carpegiani, Carlos Alberto Parreira e Ronaldo Fenômeno, equilibrando memória, análise esportiva e emoção. No centro desse resgate está o olhar da família, com destaque para Sandra, que participa ativamente e ajuda a revelar facetas pouco conhecidas do ídolo. 

Para os produtores do longa, a experiência de assistir ao filme na tela grande é parte essencial da proposta. “Acredito que a experiência de ver a obra no cinema, com a qualidade de som e imagem que alcançamos, será uma experiência inesquecível”, afirma André Wainer. 

As filmagens tiveram início em 2023, ano em que Zico completou 70 anos, e passaram por locais emblemáticos como a casa do jogador em Quintino, ruas do Rio de Janeiro e um set especialmente montado para receber convidados. O projeto também percorreu o Japão, país onde ele se tornou um pioneiro e desenvolvedor do futebol, do time operário do Sumitomo à seleção japonesa. 

Distribuído pela Downtown Filmes e produzido pela Vudoo Filmes e Guará Entretenimento, “Zico, o Samurai de Quintino” é uma coprodução da Globo Filmes, SporTV , Pontos de Fuga e Investimage com patrocínio master do Sicoob e patrocínio da Tim e Austral, além de contar com a RioFilme como codistribuidora. Parceiro e facilitador do projeto, o Clube de Regatas do Flamengo também esteve ao lado da produção na viabilização de conteúdos, acervos e conexões institucionais, reforçando o compromisso do clube com a preservação e valorização de sua história e de seus maiores ídolos. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Hokum: O Pesadelo da Bruxa

Disponivel em Cinema. Nota da critica: 4 de 5. Quando um escritor enlutado, assombrado pelo próprio passado, viaja para a Irlanda para espalhar as cinzas dos pais nos...

Michael | Cinebiografia se torna a maior bilheteria de 2026; Confira!

Michael tornou-se o filme de maior bilheteria de 2026...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]