sex, 6 novembro 2026

CINE PE | BuenosAires

Publicidade

O Texas tem Paris, já Pernambuco tem Buenos Aires, uma pacata cidadezinha interiorana, onde os moradores tentam recriar sua versão pernambucana da capital argentina, mesclando elementos sócio-culturais de ambos locais. Lá, o tango vira melhor amigo do Frevo, o time de futebol local recebe o nome de Boca Juniors, as faixadas das casas são pintadas para assemelharem-se ao Caminito, os moradores, por vezes, torcem para os hermanos na Copa do Mundo e comemoram suas vitórias como se elas também os pertencessem.

O argumento inicial do filme instiga, afinal é impossível não se divertir com essa (con)fusão cultural, que resulta em uma argentinidade brasileira, ou melhor dizendo, pernambucana! Ao tentar incorporar o máximo de elementos possíveis da cultura – ou, pelo menos, dos estereótipos culturais, de nossos vizinhos – a cidade acaba, na verdade, criando costumes bastante singulares.

Direto ao ponto

  • Disponivel em Cinema.
  • Nota da critica: 2.5 de 5.
  • Porém, por mais que desperte a curiosidade, o desafio é manter o interesse durante seus 70 minutos, que não tem muito a oferecer para além da premissa e parece se estender forçosamente para justificar-se enquanto longa.

Porém, por mais que desperte a curiosidade, o desafio é manter o interesse durante seus 70 minutos, que não tem muito a oferecer para além da premissa e parece se estender forçosamente para justificar-se enquanto longa. Entre alguns personagens naturalmente carismáticos que cativam pelo bom humor com o qual conduzem seus segmentos da história – em especial o coveiro, o cantor frustrado, a professora de espanhol e o único morador argentino – outros balbuciam sem nenhuma vontade diálogos – muito provavelmente ensaiados – que além de não soarem naturais, ainda soam aborrecidos.

Publicidade

Quando explora a vivência peculiar daquela municipalidade, a leveza e comicidade tomam conta da tela, porém conforme passa a focar cada vez mais apenas no futebol, o filme atinge uma barreira criativa e aos poucos perde a atenção a princípio conquistada. Uma boa ideia não necessariamente se converte em um bom filme e um fato excêntrico sobre uma pequena cidade não garante a qualidade de um documentário, afinal no cinema o tema não pode se bastar como um fim em si mesmo.

Veredicto rapido

Nota: 2.5

Pros
  • Nao informado.
Contras
  • Nao informado.
Publicidade

Publicidade

Destaque

VisionQuest | Episódio Final ganha trailer oficial; Assista!

O Disney+ revelou o trailer do último episódio de...

Crítica | Tudo Pode Ser Visto

É preciso ter uma confiança extraordinária na própria capacidade...

Razer apresenta controle Raiju V3 Pro Signature Edition, feito à mão

O controle oficialmente licenciado para PlayStation® 5 mais ambicioso da Razer até hoje combina materiais premium, design exclusivo e alto desempenho em uma peça de colecionador — com lançamento limitado a 1.337 unidades numeradas individualmente.

Crítica | Godzilla Minus Zero

Após ter sido supostamente destruído no primeiro filme, o...
Raíssa Sanches
Raíssa Sancheshttp://estacaonerd.com
Formada em direito e apaixonada por cinema
O Texas tem Paris, já Pernambuco tem Buenos Aires, uma pacata cidadezinha interiorana, onde os moradores tentam recriar sua versão pernambucana da capital argentina, mesclando elementos sócio-culturais de ambos locais. Lá, o tango vira melhor amigo do Frevo, o time de futebol local recebe...CINE PE | BuenosAires