ter, 30 abril 2024

ANIMAGE anuncia os premiados da Mostra Competitiva

Publicidade

O 12º ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco anuncia os filmes vencedores da sua Mostra Competitiva, que este ano promoveu um circuito internacional entre 92 curtas-metragens de diversos países. O filme Salvation Has No Name, de Joseph Wallace do Reino Unido, foi selecionado como o Melhor Curta-Metragem pelo júri, levando o Grande Prêmio ANIMAGE, em parceria com o Sesc PE. Joseph também venceu na categoria de Melhor Direção com o curta.

A Mostra Competitiva premia com troféu todas as categorias e o prêmio principal também recebe o valor de R$ 4.000,00. Nesta edição, a premiação acontece em cooperação inédita com o Sesc Pernambuco, que assina o troféu com o evento. Os filmes premiados foram selecionados pelo júri oficial de 2022, formado por Chia Beloto (animadora, ilustradora e cineasta) e Nara Aragão (produtora de live-action e animação da Carnaval Filmes). 

O júri comenta sobre o grande vencedor desta 12ª edição. “Pelo trabalho de cinematografia e uso magistral das ferramentas e técnicas, impressiona pela fluidez com que todos os elementos estão tão bem empenhados em função de uma aula de cinematografia. Salvation Has No Name demonstra maturidade e segurança do diretor para conciliar todos os recursos de animação, fotografia, roteiro e atuação, criando uma dramaturgia complexa que brinca com a metalinguagem”.

Cenas da Infância, de Kimberly Palermo, venceu como Melhor Curta Brasileiro. “Pela forma irreverente e divertida com que mescla uma atmosfera visualmente suave e delicada com um tema tão ousado”, diz o texto do júri.

Este ano, o ANIMAGE voltou a ocupar as salas de cinema e foi retomado o voto dos espectadores que acompanharam as sessões. O vencedor na categoria do Prêmio do Público foi o filme francês Écorchée, de Joachim Hérissé, que venceu também nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Som

Publicidade

Já o prêmio Jeorge Pereira, da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em parceria firmada com festival desde 2018, fica com Meu Nome é Maalum, de Luísa Copetti, como Melhor Filme Brasileiro, escolhido pelo júri da ABCA, este ano composto por Christiane Quaresma e Maurício Nunes.

O filme é especial tanto na forma quanto no conteúdo. O primor técnico impresso por Luísa Copetti, que também assina a direção de arte, funciona como um tapete vermelho para a Maalum passar. De maneira assertiva o filme nos conduz ao surgimento de uma heroína que honra sua ancestralidade. Queremos ver mais de Maalum pelas telas”, diz o texto do júri.


Confira os curtas premiados em todas as categorias:

Premiados da Mostra Competitiva 2022
Melhor Curta – Grande Prêmio ANIMAGE: Salvation Has No Name, de Joseph Wallace (Reino Unido)
Melhor Curta Infantil: Luce et le Rocher, de Britt Raes (Bélgica/França/Holanda)
Melhor Curta Brasileiro: Cenas da Infância, de Kimberly Palermo (Brasil)
Melhor Curta – Prêmio do Público: Écorchée, de Joachim Hérissé (França)
Melhor Direção: Joseph Wallace, por Salvation Has No Name (Reino Unido)
Melhor Roteiro:Claude Delafosse e Jeanne Delafosse, por L’Effet de Mes Rides (França)
Melhor Direção de Arte: Écorchée, de Joachim Hérissé (França)
Melhor Técnica: Of Wood, de Owen Klatte (EUA)
Melhor Som: Écorchée, de Joachim Hérissé (França)
Prêmio ABCA Jeorge Pereira – Melhor Curta Brasileiro: Meu Nome é Maalum, de Luísa Copetti (Brasil)

A Mostra Competitiva deste ano foi uma das mais disputadas da história do ANIMAGE. Foram mais de 1600 inscrições recebidas de 40 países pelo mundo que resultaram em 92 obras selecionadas pela curadoria para disputar os prêmios do festival, uma disputa acirrada que eleva a importância da premiação do nosso festival“, observa Antonio Gutierrez, diretor do ANIMAGE.

O ANIMAGE segue consolidado como parte importante do cenário da animação mundial, cada vez mais crescente, sendo o maior festival de cinema de animação em atividade do Brasil A programação desta edição exibiu um total de 183 filmes (174 curtas e 9 longas) de 47 países.
 

O Festival ANIMAGE tem incentivo do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura da Cidade do Recife, apoio do Sesc Pernambuco, Consulado da França em Recife e Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Instituto Cervantes Recife, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Cepe – Companhia Editora de Pernambuco, Revista Continente e realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | A Natureza do Amor

Será que o amor pode ser definido ou apenas...

Mufasa: O Rei Leão | Confira o trailer do filme

A Disney revelou o novo trailer de Mufasa: O...

Crítica | Um Lugar Secreto

"Qual é a sensação de ser adulto?" Essa é...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]