sáb, 26 setembro 2026

A Bola Preta | Filme sensação em Cannes, é o filme de abertura do Festival do Rio

Publicidade

O longa-metragem A Bola Preta (La Bola Negra), dirigido pela premiada dupla espanhola Javier Calvo e Javier Ambrossi (“Los Javis”), abrirá a 28ª edição do Festival do Rio. A estreia brasileira do filme acontece no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, tradicional palco da Gala de Abertura do Festival, no dia 1º de outubro, marcando o início da maratona cinéfila na cidade. 

Produzido pela Netflix e com distribuição no Brasil da Paris Filmes, o filme chega respaldado por sua vitoriosa passagem pelo Festival de Cannes, onde foi ovacionado de pé por 20 minutos e conquistou o Prêmio de Melhor Direção para a dupla de cineastas. Selecionado também para importantes mostras internacionais, como San Sebastián e Sydney, a obra vem sendo apontada pela crítica mundial como um dos momentos mais potentes do cinema contemporâneo neste ano e certo na short list do Oscar de Melhor Filme Internacional.

A escolha celebra a chegada ‘dos Javis’ ao Festival do Rio com seu trabalho mais ambicioso até hoje, renovando a tradição do evento de trazer as produções autorais mais instigantes e celebradas do circuito internacional de festivais para o público brasileiro. 

Publicidade

Ilda Santiago, diretora-executiva e de programação do Festival do Rio, comemora a escolha: “Javier Calvo e Javier Ambrossi são cineastas extraordinários, com um olhar único para a complexidade humana e as questões do nosso tempo. A Bola Preta é uma obra arrebatadora, de enorme sensibilidade e força estética. É uma honra para o Festival do Rio receber a estreia nacional deste filme tão marcante e necessário no palco do Cine Odeon.” 

Inspirado na obra inacabada homônima de Federico García Lorca e na peça La piedra oscura, de Alberto Conejero, o longa é uma epopeia emocionante que cruza as trajetórias de três homens gays em três épocas marcantes da história espanhola — 1932, 1937 e 2017. As narrativas conectam-se de forma profunda e visceral através de temas como desejo, dor, memória, identidade e legado social. O filme estreia em circuito comercial no Brasil em 21 de janeiro de 2027.

Filmado em película 35mm, o projeto conta com um elenco de peso encabeçado pelo músico e ator Guitarricadelafuente, Miguel Bernardeau, Carlos González e Milo Quifes, além das participações especiais de Penélope Cruz e Glenn Close, e de nomes como Lola Dueñas, Antonio de la Torre e Natalia de Molina. 

Publicidade

Publicidade

Destaque

Batman: Parte II | Robert Pattinson fala sobre a sequência; Confira!

Em entrevista ao Collider, o ator Robert Pattinson falou...

Jogos Mortais | Reboot tem diretor revelado; Confira!

O Reboot da franquia Jogos Mortais retornará com um...

Resident Evil | Filme quebra novo recorde; Confira!

O terror Resident Evil, dirigido por Zach Cregger, quebrou...

Crítica | Neagley – Detetive Particular

A Neagley - Detetive Particular acompanha a sargento-mestre aposentada...

Cara-de-Barro | Conheça a ativação do filme no Imagineland 2026

A Warner Bros. Pictures marca presença no Imagineland 2026...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]