Publicidade
Publicidade
Início Notícias A Grande Fuga mostra um veterano de guerra que viajou para celebrar...

A Grande Fuga mostra um veterano de guerra que viajou para celebrar o dia D

Publicidade

O drama A GRANDE FUGA será lançado no Brasil pela Diamond Films, com estreia nos cinemas de todo o país em 27 de junho, e é inspirado na história real de Bernard Jordan, de 89 anos, que em 2014 ficou mundialmente conhecido ao fugir da casa de repouso para se encontrar com outros veteranos da II Guerra na Normandia para comemorar os 70 anos do Dia D. Ao retornar para casa, declarou ao jornal The Guardian: “Eu aproveitei cada minuto. Estou satisfeito por ter feito isso. Eu faria isso de novo amanhã“.

No filme, ele é interpretado por Michael Caine, que recebeu o roteiro quando também tinha 89 anos, e ficou tão tocado pela história de Jordan que saiu de sua aposentadoria para fazer esse último papel no cinema. Já a esposa do personagem, Irene, é interpretada por Glenda Jackson, em seu último papel no cinema, enquanto a direção é assinada por Oliver Parker (“O Retorno de Johnny English”, “O Retrato de Dorian Gray”).

O produtor do longa, Robert Bersntein, aponta, inclusive, paralelos entre a trajetória de Jordan e do próprio Caine. “Quando você está lidando com alguém que tem 89 anos, se ele quer fazer algo excepcional, é inspirador: Bernie queria ir à comemoração do Dia D. E Michael queria fazer um filme.”

Outro elemento forte em A GRANDE FUGA é a história de amor entre Jordan e Irene, que dura mais de 70 anos. Quando ele voltou da Guerra, ela sabia que havia algo consumindo a mente de seu marido, mas não quis o incomodar. E, por todas essas décadas, ficou esperando o momento certo para que ele se abrisse com ela. 

Em sua estreia em diversos países, A GRANDE FUGA recebeu enormes elogios, como pelo crítico inglês Peter Bradshaw no The Guardian: “Caine e Jackson com sua classe inefável dão a este filme coragem real: é uma última celebração maravilhosa para Jackson, e há algo comovente e até inspirador em ver esses dois ícones britânicos juntos.”

Publicidade
Publicidade
Sair da versão mobile