sex, 25 abril 2025

A Melhor Mãe do Mundo | Novo filme de Anna Muylaert será o filme de Abertura do CINE-PE; Confira!

Publicidade

Oitavo longa-metragem de Anna Muylaert, A MELHOR MÃE DO MUNDO, será o filme de abertura da 29ª edição do CINE-PE, que acontece entre 9 e 15 de junho, no Recife, com entradas gratuitas. Será a estreia nacional do filme, produzido pela +Galeria e Biônica Filmes e exibido pela primeira vez no Festival de Berlim. Além de abrir o evento, o filme fará parte da Mostra Competitiva de Longas-Metragens, estando apto a concorrer em todas as categorias do Troféu Calunga, a premiação do festival.

Depois da estreia mundial em Berlim, o longa foi premiado em dois festivais na França (La Fiesta Del Cine, em Nice, e CinéLatino Toulouse), sendo eleito como melhor filme pelo público nas duas oportunidades. No último, ganhou ainda os prêmios Rail D’Oc e Cine+ Festival, que garante a compra do filme para a plataforma de streaming do Canal+. A MELHOR MÃE DO MUNDO teve também sua première americana na 68ª edição do San Francisco International Film Festival, nos EUA, no último dia 19 de abril, ganhando visibilidade na disputa pela vaga para representar o Brasil no Oscar de filme internacional em 2026. 

Estrelado por Shirley Cruz, de séries como “3%” (2018) e “Cidade de Deus” (2024) e longas como “A Vida Invisível” (2019), o filme conta a história de Gal, mulher preta, catadora de materiais recicláveis, que abandona o marido abusivo (Seu Jorge) pelas ruas de São Paulo ao lado dos filhos Rihanna (Rihanna Barbosa) e Benin (Benin Ayo). O longa tem ainda no elenco as atrizes Luedji Luna e Rejane Faria, e traz participações especiais de Katiuscia Canoro, Lourenço Mutarelli e do rapper Dexter.

Publicidade

Quando passou pelo Festival de Berlim, A MELHOR MÃE DO MUNDO ganhou a atenção da crítica. Para a Variety, “é difícil não se comover tanto com situação específica quanto com o panorama mais amplo que o filme pinta dos direitos das mulheres marginalizadas no Brasil contemporâneo”. O texto elogia a performance “corajosa” de Shirley Cruz, dizendo que ela consegue unificar o drama pessoal e o retrato social que o filme apresenta. O site IonCinema concorda e afirma que o longa dá à protagonista “a oportunidade de brilhar”. Citando o interesse da diretora em explorar histórias protagonizadas por mães, o site Escribiendo Cine diz que, neste novo filme, “Muylaert leva sua perspectiva ainda mais longe, retratando a maternidade como um ato de resistência em um contexto de violência e desigualdade”.

O CINE-PE acontece entre 9 e 15 de junho, no Recife, Pernambuco. A estreia de A MELHOR MÃE DO MUNDO nos cinemas brasileiros está prevista para agosto de 2025.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]