Abril é o mês dos filmes especiais sobre meio ambiente na Rede Minas

Veja nossos últimos stories

Abril é comemorado o Dia da Terra e a Rede Minas festeja a data com a Faixa de Cinema. Durante todo o mês, filmes sobre o tema são exibidos na emissora no “Especial meio ambiente no território nacional”. A estreia traz a realidade dos povos indígenas para a tela. Documentários que tratam da luta pela preservação da natureza, das tradições e da terra marcam a noite desta sexta (02). O público confere “Atrás da pedra – Resistência Tekoa Guarani”, de Thiago Carvalho, e “O mel do passado – Oremba’e Eí Yma”, também assinado por Carvalho com Laura Rachid. As obras mostram a vida e os desafios do povo indígena Guarani Mbyá, de São Paulo.

O drama vivido pelas famílias da aldeia Tekoa Itakupe chamou atenção da mídia internacional. Nos anos 50, os indígenas chegaram na região do bairro Jaraguá, zona noroeste de São Paulo. Desde então, viveram desafios que culminaram em uma luta pela posse da terra, em 2015. A situação mobilizou a comunidade, coletivos e estudiosos. O cineasta e jornalista Thiago Carvalho acompanhou o momento, conversou com todos envolvidos e revela a realidade enfrentada pelo povo que teve seu direito reconhecido pela Funai. A história é apresentada no filme “Atrás da pedra – Resistência Tekoa Guarani”.

A Faixa de Cinema ainda exibe “O mel do passado – Oremba’e Eí Yma”. A iguaria produzida pelas abelhas representa mais que sabor para o povo Guarani Mbyá. O filme mostra que hoje estão catalogadas, no mundo, cerca de 400 abelhas indígenas sem ferrão. Algumas já em risco de extinção. A aldeia se empenha em um trabalho para manter vivos esses insetos que fazem parte da alimentação, medicina e cerimônias tradicionais desse povo.  

“O mel do passado – Oremba’e Eí Yma”, de Thiago Carvalho e Laura Rachid

“Atrás da pedra – Resistência Tekoa Guarani” e “O mel do passado – Oremba’e Eí Yma” estreia o “Especial Meio Ambiente no Território Nacional”, da Faixa de Cinema, nesta sexta (02/04), às 23h, pela Rede Minas. A atração também apresenta o depoimento do diretor Thiago Carvalho sobre as obras. Os filmes podem ser vistos, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

MAIS FILMES

O “Especial Meio Ambiente no Território Nacional” e exibido na Faixa de Cinema durante todo o mês. Na próxima semana (09/04), a experimentação e a reflexão sobre a natureza entram em cena com os filmes “Tremembé, meu amor”, de Humberto Borges, “Caiçara em prosa e verso – Ananias do Nascimento, de Igor Rocha Ciancio; “Caminhos”, de Laiany R. S. Santos; e “Conficções”, de Gabriele Nigra Salgado. A arte aliada ao meio ambiente é destaque de obra que vai ao ar no dia 16/04. O desmatamento é tema da Faixa de Cinema do 23/04. Para encerrar o mês (30/04), filmes que tratam sobre a mineração são apresentados na Rede Minas.

- Advertisement -

Faixa de Cinema –  Especial Meio Ambiente no Território Nacional
Exibição: Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv
Data: 02/04, às 23h – “Atrás da pedra – Resistência Tekoa Guarani”, de Thiago Carvalho, e “O mel do passado – Oremba’e Eí Yma”, de Thiago Carvalho e Laura Rachid
Data: 09/04, às 23h – “Tremembé, meu amor”, de Humberto Borges; “Caiçara em prosa e verso – Ananias do Nascimento”, de Igor Rocha Ciancio; “Caminhos”, de Laiany R. S. Santos; “Conficções”, de Gabriele Nigra Salgado
Data: 16/04, às 23h – “EMBU – Terra das Artes” de Fátima Seehagen
Data: 23/04, às 23h – “Sob a pata do boi” e “Onde a natureza faz história”, de Marcio Isensee e Sá
Data: 30/04, às 23h – “O maior trem do mundo”, de Júlia Pontes; “Coração da divisa”, de Pedro Faria e Rurian Valentino; “O povo constrói”, de Pedro Faria; “Inabitável”, de Loic Ronsse; “À cura do rio”, de Mariana Fagundes

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Confira o trailer de Army of The Dead Rango – O MELHOR filme da Nickelodeon 5 séries que serão CANCELADAS pela Netflix Confira a crítica de “Meu Pai” Oscar 2021: Onde ver os indicados a melhor animação! Confira todos os destaques da semana!