Morgana (Audrey Fleurot, Intocáveis) tem 38 anos, três filhos, dois ex-maridos, muitas dívidas e um QI muito alto, 160. Ela é insubordinada e rebelde e, para sobreviver, trabalhava como faxineira em uma delegacia de polícia, até se tornar uma integrante da equipe de investigação. Essa é a personagem central da série francesa Morgana: A Detetive Genial (High Intellectual Potential), que chega ao A&E em sua segunda temporada.
Seu destino de faxineira mudou totalmente quando suas habilidades extraordinárias foram descobertas pela polícia. Certo dia, ela derrubou um arquivo de uma investigação durante a limpeza e, ao juntar a papelada, percebeu que os policiais estavam atrás do criminoso errado, e deixa sinalizado no painel. Ao admitir o erro, a equipe policial acaba solucionando o caso e ela, contratada como consultora, reportando-se ao exigente Comandante Karadec (Mehdi Nebbou, Rede de Mentiras, Casa Gucci). A série acompanha a vida agitada de Morgana – temperamental e sem muita habilidade social – em seu trabalho na delegacia e como ela solucionará crimes e mistérios.
Ao longo da nova temporada, Morgana e o comandante Adam Karadec utilizam de suas habilidades especiais para resolver casos que mais parecem quebra-cabeças: de um assassinato da década de 1970, em que a única testemunha agora sofre de Alzheimer, ao roubo malsucedido a uma granja, passando pelo caso de uma juíza encontrada morta em seu escritório e ao corpo desaparecido de um empresário de cosméticos. Em meio a tudo isso, ela ainda terá de entender os seus sentimentos por Karadec.
O A&E exibe episódios inéditos de segunda a quinta, às 22h.
ESTREIA – Segunda, 10/2 – 2300 calorias
Com o relacionamento com Ludovic (Cédric Chevalme, Lucy) e os dois salários na casa, a vida de Morgana está maravilhosa. É a chance perfeita para ir às compras e gastar com leggings de oncinha e outras excentricidades morganescas… e também para se deparar, sem querer, com o corpo sem vida de Severina Moutier, vendedora de sapatos no centro comercial onde ela comprava. Para Morgana, que descobriu o corpo, não há dúvidas: foi assassinato. Mas o que poderia ter levado alguém a matar essa comerciante tão monótona? Isso é o que ela e a brigada policial tentarão descobrir, enquanto o policial Karadec é submetido a uma investigação liderada por Roxane Ascher (Clotilde Hesme, Lupin), uma implacável agente da corregedoria.
Terça, 11/2 – Estranho/Não estranho
Sem ter para onde ir, Morgana chega com toda a sua família na casa de Gilles (Bruno Sanches, O Melhor Amigo). Que baita azar… Mas o pior ainda está por vir, já que ela está suspensa das suas funções! De qualquer forma, chegou a hora de Roxane concluir a investigação sobre ela. Mas como ficar quieta sem fazer nada na casa de um colega quando você é um gênio, não tem mais casa e a investigação que está acontecendo diante de seus olhos levanta inconsistências cada vez mais óbvias? Morgana sabe que eles vão precisar dela neste caso, mas como ajudá-los sem levantar as suspeitas de Roxane?
Quarta, 12/2 – Feito na França
Morgana é reintegrada à brigada, mas deve fazer um estágio com o Major Lenormand (Jean-Michel Lahmi, Presidentes) para aprender os fundamentos da profissão e os procedimentos básicos: que tédio para nossa heroína genial. Ou não… Porque é durante este estágio que ela recebe a misteriosa queixa de uma senhora idosa, que é encontrada morta poucas horas depois. Enquanto tenta se livrar de seu mentor chato, Morgana tentará desvendar o assassinato dessa mulher que havia anunciado a própria morte.
Quinta, 13/2 – Filho de
O corpo de Valentin Bélliard, de 17 anos, é encontrado carbonizado no celeiro dos pais e a investigação parece caminhar para um acidente. Mas para Morgana isso é um assassinato. O crime parece estar ligado ao fato de Valentin levar uma vida dupla: um apartamento secreto, uma namorada misteriosa e outro emprego. O que Valentin queria esconder? Enquanto Morgana procura um novo lar com Ludo (Cédric Chevalme, Carga Explosiva: o Legado) e a brigada discute sobre a identidade da nova namorada de Karadec, os investigadores terão que esclarecer essa história.
Classificação Indicativa: 14 anos