Alien | HQ será adaptada pela primeira vez por brasileiros

Uma das maiores editoras norte-americanas de quadrinhos, a Dark Horse Comics, responsável pelas publicações de Star Wars, Stranger Things, Hellboy, Frozen e outras, convidou os brasileiros Cristiano Seixas e Guilherme Balbi para adaptarem o roteiro original de Dan O’Bannon, de 1976, que resultou no filme de ficção científica/horror de Ridley Scott, em 1979, “Alien, o Oitavo Passageiro”, uma das franquias mais lendárias da indústria do cinema. 

“Alien – The Original Screenplay” (Alien: O Roteiro Original, em tradução livre) é uma minissérie em quadrinhos dividida em cinco edições com uma roupagem atual do universo Alien, mas baseada nos acontecimentos presentes no original de O’Bannon, que passou por significativas mudanças e foi reescrito antes das filmagens pelos produtores Walter Hill e David Giler, entre elas detalhes como a alteração do nome da nave espacial Snark para Nostromo.

O primeiro número da publicação será lançado no dia 05 de agosto, na versão digital, pela Amazon. Em seguida, a versão impressa será distribuída nas Comic Shops em toda América do Norte (ainda não há previsão para o lançamento no Brasil).


O diretor de arte e animação, quadrinista e roteirista, Cristiano Seixas, que tem raízes mineiras e paulistas, é o primeiro brasileiro que assume o roteiro de uma adaptação de quadrinhos oficial de Hollywood. Guilherme Balbi, que faz design para a indústria cinematográfica americana, como “Depois da Terra”, com Will Smith, é responsável pela ilustração, ou seja, por toda a parte visual da produção, do design de uniformes, cenários aos personagens, além do Xenomorpho “O Alien” e também toda a narrativa visual. A escolha da Dark Horse pela dupla para o projeto, até então secreto, considerou o talento e a destreza de ambos, com mais de 15 anos de experiência em HQs, bem como o domínio do conhecimento da franquia.

“Balbi estava fazendo outro grande trabalho para a Dark Horse Comics quando surgiu o convite. Somos parceiros de longa data, ele começou sua carreira na Casa dos Quadrinhos, escola técnica de artes digitais e quadrinhos que sou co-fundador, e fui seu agente para trabalhos com quadrinhos nos Estados Unidos na época. Era necessário um profissional que soubesse trabalhar com o estilo dele, pois esse entrosamento é fundamental, e fui a primeira pessoa que veio à sua cabeça”, descreve Cristiano Seixas.

Balbi revela que quem acompanhou o projeto como editor foi Randy Stradley, principal nome de quase todos os quadrinhos de Star Wars publicados nos últimos 20 anos, e vários deles serviram de modelo para a franquia. “Já fiz o design de personagens para o quadrinho “Predators: A Predatory Life”, mas esse projeto tem um sabor especial por ser feito em parceria com o Seixas e por ser um clássico do cinema que completou 40 anos”, declara Guilherme Balbi.

Foto: Igor Clementino

Sobre Cristiano Seixas:

Diretor de arte, quadrinista e roteirista, o fundador da Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais, que este ano comemora 20 anos, é mestre em Animação Digital pelo Art Institute of California e foi intern da Agência Brothers By Choice em São Francisco (EUA), depois de ter feito um bootcamp em cinema pelo New York Film Academy.

Atualmente, trabalha como roteirista no projeto de reboot do roteiro original da franquia Alien, da 20th Century Fox/Disney, na Dark Horse Comics, e na adaptação do seu projeto de HQ Calango, em co-autoria com o artista da DC Comics, Eduardo Pansica, para game mobile com a Flux Games Games (SP) e na direção da animação “Divino e a Esfera do Tempo”.   

Seu estúdio, fundado em 1997, se uniu a um estúdio de game da Califórnia, originando o Ghost Jack Entertainment na criação de personagens, HQs e animações para diversas empresas. 

Graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Foi Conselheiro da Associação Brasileira de Produtoras Independentes – BRAVI, tendo participado de programas internacionais, inclusive como palestrante, na França, Canadá, Estados Unidos e África do Sul.

Foi um dos curadores dos 10 anos da Campus Party SP, em 2017, e palestrante na Campus Party MG, logo após a palestra do Bruce Dickinson do Iron Maiden. Foi mediador e entrevistador de convidado internacionais de quatro edições do Rio Content Market e apresentou projetos de quadrinhos na maior convenção da sua área: todas as primeiras cinco edições da Comic Con Experience CCXP, em São Paulo.

Já trabalhou nas maiores convenções de quadrinhos e animação do mundo, como San Diego Comic Con, New York Comic Con, Chicago Comic Con, Kidscreen, Mip Com, Mip TV, Annecy e várias outras.

Sobre Guilherme Balbi:

Atuou no mercado editorial e publicitário com o Big Jack Studios (2001–2008); produziu o desenho de capa do programa de TV “Who Wants to Be a Superhero?” (2006) para a Sony Pictures Entertainment, com o aval de Stan Lee, e Dark Horse Comics; responsável pelo design de personagens de Predators, da Dark Horse e FOX. Seu projeto autoral Jackpot foi sucesso no Catarse em 2015 e ele já começou a preparar um material inédito.

Graduado em Artes Plásticas Visuais, especializado em Desenho e Fotografia Bacharel, ambas pela UEMG (2007), estudou Desenho Avançado com especialização em Histórias em Quadrinhos e Arte sequencial na Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais (2004) – na qual é professor desde 2012.

Desde 2018 é ilustrador sênior da Dark Horse e faz design de personagens para comics, filmes e séries, como Spartacus, da AMC.

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Resident Evil: No Escuro Absoluto | Série animada ganha trailer pela Netflix; Veja!

A Netflix divulgou o primeiro trailer de Resident Evil: No Escuro Absoluto. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=2xB64Qp97WI&feature=emb_title A nova série...

The Binding | Terror italiano da Netflix ganha trailer; Confira!

A temporada de Halloween está chegando na Netflix. E o gigante do streaming tem mais um terror pra chamar de seu, a...

Enola Holmes | Diretor planeja uma sequência; Confira!

Enola Holmes estreou na Netflix e já é um grande sucesso. O público já clama por uma sequência, e o diretor Harry Bradbeer...