Para apresentar os personagens de “Arca de Noé” ao público, a Imagem Filmes inicia uma campanha de divulgação no novo perfil do filme (@arcadenoeofilme), em colaboração com o elenco de dubladores. Entre as vozes que compõem o extenso time de intérpretes, estão grandes nomes do audiovisual, como Rodrigo Santoro, Alice Braga e Lázaro Ramos, além de figuras emblemáticas da música brasileira, como Adriana Calcanhoto e Seu Jorge. Antes de chegar aos cinemas, a animação dirigida por Sergio Machado e Alois Di Leo será exibida na estreia da Mostrinha, programação inédita da Mostra de São Paulo voltada para produções infantojuvenis. A sessão de abertura está marcada para 17 de outubro. No dia 7 de novembro, o longa entra no circuito nacional.
Inspirado nos discos “Arca de Noé 1 e 2”, de Vinicius de Moraes, o filme narra a aventura dos ratos inseparáveis Tom (Marcelo Adnet) e Vini (Rodrigo Santoro), que, ao embarcarem na Arca de Noé, se deparam com um leão autoritarista e inescrupuloso. Os amigos se juntam para enfrentar Baruk (Lázaro Ramos) usando a única arma que têm: a música. O roteiro da animação é assinado por Sérgio Machado, com a colaboração de Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães.
Diante da responsabilidade de interpretar canções autorais de um dos maiores nomes da literatura nacional, Rodrigo Santoro contou com aulas de canto para se preparar para o papel. “Algumas músicas me exigiram mais, não foram fáceis, mas foi maravilhoso trabalhar com a professora Magali Mussi para chegar no lugar certo”, conta o ator. “Foi uma honra e um enorme prazer cantar essas músicas lindas, dos maiores patrimônios culturais que nosso país tem. Aliás toda a obra do Vinicius de Moraes é de um valor imensurável.”
Segundo o diretor Sérgio Machado, a ideia do filme partiu da filha mais velha de Vinicius, Suzana. “Ela procurou o Walter Salles e a mim com o desejo de transformar as canções e poemas que fazem parte do imaginário brasileiro há décadas, num longa de animação. Foi um sonho acalentado por nós durante anos. Quando ficou pronto, foi uma grata surpresa descobrir o quanto a poesia de Vinicius é internacional, já que o filme foi vendido praticamente para o mundo inteiro, incluindo países como Camboja e Vietnã. Agora fica essa ansiedade enorme de ver como a nossa Arca será recebida pelos brasileiros, que conhecem as canções de cor e vão cantar no cinema”.
Maior animação brasileira já realizada, inteiramente em 3D, o longa teve produção liderada pela Gullane, em parceria com a Videofilmes, e em coprodução com Globo Filmes e Telecine.
“Arca de Noé” tem ainda coprodução inédita com Índia, pelo estúdio de animação asiático Symbiosys, e CMG (Cinema Management Group) dos Estados Unidos, e já foi vendido para mais de 70 países, tornando-se um dos filmes brasileiros que atingiu a maior distribuição de todos os tempos. O elenco também é composto por Júlio Andrade (Noé), Gregorio Duvivier (Alfonso), Bruno Gagliasso (Andorinha Kilgore), Marcelo Serrado (Elefante), Monica Iozzi (Hiena), Giovanna Ewbank (Cobra fêmea), Luis Miranda (Cobra macho), Chico César (Bode), Russo Passapusso (Pato), Larissa Luz (Galinha D’Angola), Ingrid Guimarães (a Pomba Sônia) e Heloisa Périssé (Furona).
Sobre a coprodução internacional, Sérgio Machado complementa: “O desafio de fazer um projeto à altura da obra do Vinicius nos instigou desde o início. Desde o começo havia uma vontade de fazer um filme o mais aberto possível, não poupamos esforços, foram mais de uma centena de animadores, no Brasil, Estados Unidos e Índia trabalhando para viabilizar o projeto”.
Baseado numa obra que faz parte do imaginário de várias gerações brasileiras, “Arca de Noé” é uma produção de Caio Gullane e Fabiano Gullane, da Gullane, e Walter Salles e Maria Carlota Bruno, da Videofilmes, em coprodução com Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes, que também assina a distribuição, em associação com NIP, CMG, VM Cultural. Com apresentação da Brasilprev, o filme tem o apoio institucional da Ancine, investimento do Fundo Setorial do Audiovisual e da BB Asset, patrocínio do Telecine, Suzano, RioFilme e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e fomento via ProAC LAB.
SINOPSE
Tom, um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.