Preparamos uma lista especial para o Dia Internacional da Mulher. Confira nossa lista de autoras mulheres empoderadas que você deveria ler!
Simone de Beauvoir
Seus livros clássicos “A mulher desiludida” e “O segundo sexo” buscam expressar a fragilidade da mulher moderna, do envelhecimento à solidão, discutindo feminismo e filosofia feminista.
Virginia Woolf
O ensaio “Um teto todo seu” é recheado de reflexões sobre as condições sociais da mulher e na produção literária feita por mulheres.
Caitlin Moran
Autora de “Como ser mulher” e “Do que é feita uma garota”, busca refletir os desafios enfrentados pela mulher moderna e como é a descoberta sexual e a descoberta do que é ser mulher.
Chimamanda Ngozi Adichie
Feminista e escritora nigeriana. Poderia parar por aqui, porque, ser mulher, negra, feminista, na Nigéria já mostra o poder dela. Dona de uma escrita linda, é a representante moderna da literatura. “Sejamos todos feministas” é um dos seus livros, que pode ser lido de graça na Amazon.
Mulheres empoderadas no universo sci-fi? Temos!
Margareth Atwood
Está “na moda” por causa do livro e série “O conto da aia”, e tem o poderoso “A vida antes do homem”, em que discute relacionamentos, conservadorismo e o amor.
Ursula K. Le Guin
Musa sci-fi, discute temas fundamentais do tempo dela e do nosso, num tempo em que os homens dominavam a cena literária.
Octavia Butler
Outra mulher à frente do seu tempo, negra, escrevendo sci-fi para falar de questões sociais e raciais envolvendo mulheres negras. Ousada!
E tem brasileiras nessa lista? Claro que tem!
Ao longo da história da literatura brasileira, algumas escritoras se destacaram pela grande contribuição das suas obras. E aqui citei apenas algumas delas.
Lygia Fagundes Telles
Se ser escritor no Brasil é difícil, imagina ser escritora, mulher, nos nos 1930! E ela é simplesmente uma das escritoras mais bem sucedidas no Brasil.
Clarice Lispector
Embora seus livros não sejam de militância feminina, assim como a Lygia, ela desbravou o universo literário brasileiro num tempo em que mulher era ainda mais desprezada do que hoje. Seus livros trazem a mulher em diversas facetas e reflete muito do que hoje nos escandaliza. Leia “A hora da estrela”, só pra começar.
Cora Coralina
Poeta. Criou, em 1908, o jornal de poemas femininos “A Rosa”, junto com outras duas amigas. Escritora mais empoderada não há!
Cecília Meireles
Escritora aclamada pela crítica pela relevância da sua obra. Sua personalidade, introspectiva, está presente em todas as suas obras, que tratam com maestria das coisas da vida.
Já leu os livros dessas escritoras, tem suas preferidas? Quer contribuir com nomes que não citamos aqui? Deixe aí nos comentários!