Fazer uma sequência para o filme de maior bilheteria da história é um desafio, mas se tem alguém que poderia enfrentá-lo, esse alguém era James Cameron, cujos sucessos anteriores incluem O Exterminador do Futuro, ALIENS: O RESGATE, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, TITANIC, TRUE LIES e O SEGREDO DO ABISMO.
Em 2009, AVATAR de James Cameron, transportou o mundo para o fascinante universo de Pandora e estabeleceu um novo padrão para experiência no cinema, unindo espetáculo visual, personagens cativantes e inovação tecnológica a serviço de uma história imersiva e emocionante.
Após treze anos, a franquia se expandiu com o lançamento de AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA, uma nova história épica que conquistou uma nova fronteira tecnológica com efeitos visuais inovadores. Hoje, esta sequência retorna aos cinemas e em 3D por apenas uma semana, convidando o público a reviver na telona uma história tão emocionante quanto visualmente deslumbrante.
A seguir, compartilhamos cinco motivos para você correr para os cinemas e viver novamente a experiência de AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA em 3D.
MAIS QUE UM FILME, UM FENÔMENO GLOBAL
Quando AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA chegou aos cinemas em dezembro de 2022, as expectativas eram imensas. Lançado em 2009 e vencedora de três Oscars®, AVATAR foi um marco na história do cinema, quebrando recordes de bilheteria e emocionando o público e a crítica com um universo inédito, tornando-se rapidamente um fenômeno cultural único.
Além disso, AVATAR abriu portas para um rico universo criativo com grande potencial para novas histórias. Após o lançamento do filme original, James Cameron e o saudoso produtor Jon Landau fizeram um exercício técnico-criativo que se mostrou decisivo. Em uma reunião de cúpula, a dupla revisou quais processos da produção do primeiro filme haviam funcionado melhor e o que poderia ser aprimorado, reunindo uma riqueza de informações e abrindo caminho para o desenvolvimento de quatro sequências a serem lançadas nos anos seguintes.
A chegada aos cinemas de AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA foi um verdadeiro evento cultural, arrecadando mais de 2,3 bilhões de dólares nas bilheterias globais, tornando-se o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos e o lançamento mundial de maior sucesso de 2022.

JAMES CAMERON NO COMANDO
Comprometido com todos os aspectos da materialização da história, a assinatura de James Cameron é evidente em cada frame de AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA. O cineasta transporta o público para dentro da narrativa, permitindo-lhe habitar os ambientes esplendidamente detalhados de Pandora e dando-lhe a oportunidade de percorrer esse majestoso universo ao lado da família Sully – Jake, Neytiri e seus filhos.
Durante todo o processo, Cameron garantiu que a tecnologia revolucionária inventada para o filme nunca ofuscasse as performances e emoções dos personagens, nem a grandiosidade da história. Além disso, ele queria ter todos os roteiros das sequências concluídos antes do início da produção.
“Nós tivemos que escrever quatro filmes antes de começar a primeira sequência. Eu queria definir todas as histórias primeiro, para depois registrar as atuações dos atores para todos os filmes e, em seguida, filmar as cenas em live-action. A ideia era consolidar as diferentes etapas da produção: captura das atuações, filmagem em live-action e, por fim, a pós-produção”, disse Cameron.
“Jim escreve filmes com temas que transcendem os gêneros, e é por isso que seus filmes reverberam nas pessoas. Não há tema mais importante e universal do que a família”, acrescentou Jon Landau.
HÁ MAIS DE PANDORA
Em AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA, Sam Worthington e Zoe Saldaña retornam aos seus icônicos personagens, Jake Sully e Neytiri, que agora são pais e fazem tudo ao seu alcance para manter a família unida. Forçados a deixar seu lar, os Sully atravessam as vastas paisagens da lua Pandora até chegarem ao território dominado pelo clã Metkayina – Na’vis que possuem o tom de pele azul um pouco diferente do clã Omatikaya – que vive em harmonia com os mares ao redor. Lá, os Sully aprendem a navegar tanto pelo perigoso mundo subaquático quanto pela dinâmica incômoda de serem em sua nova comunidade.
Assim, a sequência se concentra em um novo cenário oceânico idílico, com uma exuberante vegetação marinha e fascinantes criaturas aquáticas. Além disso, o novo clã tem como matriarca e líder xamânica Ronal, interpretada por Kate Winslet, que se reencontra com Cameron pela primeira vez neste longa desde o icônico filme de 1997, TITANIC.
É UMA EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA
Como em todos os seus filmes, James Cameron cria uma experiência imersiva na qual o público sente-se ao lado dos personagens, acompanhando-os em suas aventuras. Em AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA, os horizontes da narrativa cinematográfica são ampliados, tornando a experiência ainda mais envolvente graças às imagens deslumbrantes e à fascinante história que Cameron e seus colaboradores – incluindo as inestimáveis contribuições da Wētā FX – conseguiram conjurar usando tecnologia de ponta, oferecendo ao público um escape maravilhoso e emocionante.
O produtor Jon Landau disse “Nós fazemos filmes para a tela grande. Quando você vai ao cinema, você se perde nas imagens da tela, nos personagens e no universo do filme. Nada se compara a isso. Com 3D, alto alcance dinâmico e alta velocidade de quadros, nós conseguimos apresentar uma imagem de qualidade muito superior à de AVATAR. Ela supera tudo o que era possível antes, e fazemos tudo isso a serviço da narrativa, da história. É uma janela para outro mundo”, acrescentou o produtor.
Cameron conclui “Quando você vai ao cinema, é transportado para um mundo fictício de fantasia. Quanto mais você consegue suspender sua descrença, mais se diverte. Existe quase um pacto entre o filme e o público: vamos todos dar as mãos e mergulhar juntos no mundo de Pandora”.
O mundo de AVATAR acompanha Cameron há mundo tempo. Em 1994, ele havia escrito o tratamento inicial para o filme original, embora ainda não existissem os meios para concretizar sua visão. Mais de uma década depois, ele iniciou a produção, criando um filme em live-action que transformou a captura de movimento em captura de performance e levou a tecnologia de efeitos visuais a uma nova e extraordinária fronteira.
É A PREPARAÇÃO PERFEITA PARA AVATAR: FOGO E CINZAS
AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUAretorna aos cinemas na contagem regressiva para a chegada de AVATAR: FOGO E CINZAS, o terceiro filme da franquia que poderá ser vivido nos cinemas a partir de 18 de dezembro. Assim, o filme de 2022 é o aquecimento perfeito para dar as boas-vindas à nova história que transportará o público novamente a Pandora, apresentando novos clãs e criaturas, e expandindo ainda mais o horizonte tecnológico a serviço dos efeitos visuais.
AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA já está disponível nos cinemas apenas em 3D.
SOBRE AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA
Ambientado mais de uma década após os acontecimentos do primeiro filme, AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), o perigo que os persegue, os esforços que fazem para permanecerem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.
Com as deslumbrantes paisagens marinhas de Pandora como cenário, o público encontrará novas culturas Na’vi e uma variedade de criaturas marinhas exóticas. AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA se tornou o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos a nível mundial e redefiniu o que é possível alcançar com efeitos visuais. Produzida por James Cameron e seu parceiro de longa data Jon Landau, a produção do 20th Century Studios e Lightstorm Entertainment é estrelada por Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis e Kate Winslet. O estelar elenco adulto é acompanhado por jovens talentos como Britain Dalton, Jamie Flatters, Trinity Jo-Li Bliss, Bailey Bass e Jack Champion. O roteiro é de James Cameron, Rick Jaffa e Amanda Silver e a história é de Cameron, Jaffa, Silver, Josh Friedman e Shane Salerno. David Valdes e Richard Baneham são os produtores executivos do filme.