dom, 22 maio 2022

Batman | Confira 15 easter-eggs e referências que você perdeu no filme

Publicidade

Batman tem impressionantes duas horas e 56 minutos de duração. Com uma produção dessa complexidade e tamanho, a trama está repleta de referências e significados. Nós do Estação Nerd separamos 15 detalhes (easter-eggs e referências) que você perdeu no filme. Confira:

AVISO: ESSE TEXTO POSSUI SPOILERS, LEIA POR SUA CONTA EM RISCO.

01. Dia das Bruxas

WARNER BROS./ DIVULGAÇÃO

A trama de Batman acontece ao longo de uma semana que se estende de 31 de outubro a 6 de novembro. O Halloween é pano de fundo em outras produções do Homem-Morcego que serviram como inspiração para a história do filme. São elas a HQ: O Longo Dia das Bruxas de Jeph Loeb e Tim Sale e o game Batman: Arkham Knight ocorre em um Halloween noite.

02. “Eu sou a Vingança…”

Publicidade

Quando alguns criminosos perguntam a Batman quem ele é, o Cavaleiro das Trevas responde: “Sou vingança”. Na animação Batman: The Animated Series, ele diz a frase completa: “Eu sou a vingança! Eu sou a noite! Eu sou o Batman!”

03. Ano Dois

Bruce Wayne acompanha seu progresso contra o crime em um diário intitulado The Gotham Project. A partir daí é que descobrimos que estamos vendo o segundo ano do vigilante. Na HQ, The Black Casebook de Grant Morrison, Batman também mantém um registro de seus casos.

04.  Robin?

Warner Bros./ Divulgação

Um membro da gangue atacada pelo Batman é poupado da surra. O ator que interpreta esse personagem é Jay Lycurgo, que vive Tim Drake – também conhecido como o terceiro Robin – na série Titãs da HBO Max.

05. Galeria de Vilões

Warner Bros./ Divulgação

Toda vez que uma das vítimas do Charada é encontrada em Gotham, ela vem com um cartão endereçado ao Batman. Em cada um deles temos um aceno sutil para outros vilões na enorme galeria de vilões do Batman.

O primeiro cartão mostra uma coruja, que é um aceno à Corte das Corujas, grupo obscuro da elite que secretamente administra Gotham. No segundo segundo cartão vemos um médico careca com óculos circulares, que remete ao cientista Hugo Strange.

Nos demais cartões vemos: um desenho floral em torno de uma garota com cabelos ruivos, Hera Venenosa e uma ilustração de um boneco de ventríloquo como referência ao gangster Scarface. Será que esses vilões vão aparecer em sequências futuras?

06. Batfone

Publicidade

Batman corre de volta para a Mansão e ele liga para Alfred do Batmóvel, e um telefone antiquado com luzes é mostrado tocando na Mansão. Na série de TV dos anos 60 estrelada por Adam West, Batman tem um telefone igual, só que vermelho.

07. Inspirações do Charada

O modus operandi do Charada tem diversas inspirações vindas do cinema: vemos referências à franquia Jogos Mortais e muitas similaridades com Zodíaco e Se7en.

08. Tecnologia real

As lentes de contato de gravação que Bruce usa são do tipo que devem ter saído de algum filme de ficção-científica, certo? Errado! A Sony apresentou um pedido de patente para lentes de contato inteligentes que usam os movimentos das pálpebras para ativar diversas funções, como gravar vídeos e armazená-los. Em breve teremos essa tecnologia nas ruas.

09. Detetive

WARNER BROS./DIVULGAÇÃO

Em certo ponto do filme, Oswald Cobblepot (Pinguim) chama o Batman de “o maior detetive do mundo”. Esse é um dos vários apelidos do personagem ao longo dos anos.

10. Pinguim

Quando Batman e o Comissário Gordon prendem Oswald Cobblepot eles o deixam amarrado. O vilão então começa a andar de um modo que lembra muito um Pinguim.

11. Bane?

Durante a luta final de Batman contra os atiradores do Charada, o herói leva um tiro de espingarda no peito. Para voltar à luta ele usa um frasco com um líquido verde que lhe dá energia e uma força assombrosa. Nos quadrinhos, Bane usa uma substância verde chamada Veneno para bombear seus músculos, ao mesmo tempo em que lhe dá força e velocidade aprimoradas. Seria apenas coincidência?

12. Ano Zero

Publicidade

Nos quadrinhos Ano Zero, dos Novos 52. Vemos Batman no início de sua carreira de combate ao crime quando ele tem que lidar com o Charada, que inunda Gotham explodindo o reservatório da cidade. Essa é quase a mesma trama do filme, com sutis diferenças.

13. Coringa

No Arkham o Charada conhece um indivíduo alegremente sinistro na cela ao lado. Esse preso sem nome (vivido por Barry Keoghan) pode ser o vilão da sequência. O diretor Matt Reeves revelou em entrevistas que este ainda não é o Coringa, mas um personagem que eventualmente dará esse passo.

14. Identidades

A maioria dos fãs conhece o Charada pelo nome de Edward Nygma. Mas em Batman, seu nome verdadeiro é Edward Nashton, que é outro nome pelo qual ele passou ao longo da história dos quadrinhos da DC. 

15. Blüdhaven

WARNER BROS./DIVULGAÇÃO

No final do filme, Selina revela que está se mudando para Blüdhaven. Nos quadrinhos, essa cidade existe. Esse é o primeiro local que Dick Grayson, resolve patrulhar depois de se tornar o Asa Noturna.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Crítica | La Casa de Papel (5ª temporada)

Chegou ao fim La Casa de Papel! Se prepare...

True Lies | Confira o primeiro trailer da série

True Lies acabou de receber seu primeiro trailer oficial pela...

Only Murders in the Building | Personagem de Cara Delevingne tem detalhes revelados; Confira!

Em entrevista à Vanity Fair, o co-criador John Hoffman revelou que...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe um comentário