Casa dos Quadrinhos abre temporada de cursos de inverno virtuais e ministrados ao vivo

Veja nossos últimos stories

Referência no país no ensino de artes visuais e digitais, e conhecida como um celeiro de artistas/professores premiados que trabalham para as maiores editoras de HQs do mundo, a Casa dos Quadrinhos segue com suas atividades e produções a pleno vapor, adaptadas ao contexto do distanciamento social, e abre a temporada de cursos de inverno em ambiente virtual e ao vivo.

Serão cerca de 10 cursos, realizados entre 20 e 31 de julho e de 03 a 14 de agosto, voltados para adolescentes e adultos, com a mesma qualidade do ensino presencial, ministrados ao vivo e com a possibilidade de interagir com professores e colegas. “Importante frisar que as turmas terão no máximo 10 alunos, para manter um atendimento personalizado e exclusivo, como fazemos nas aulas presenciais, e todos vão receber material digital de apoio, além de certificado digital de conclusão do curso”, informa Cristiano Seixas, co-fundador da instituição.

Com duração média de 10 a 15 horas, os cursos são uma oportunidade de aperfeiçoamento técnico, capacitação profissional, como também de descoberta de novas habilidades. “Teremos cursos de cartuns e tirinhas, pintura digital, hand lettering, roteiro para séries e outros, cujos conteúdos exclusivos foram formatados pela diretoria da Casa junto aos professores com vasta experiência nos mercados nacional e internacional, entre eles, Pedro Chelles, Lucas Libânio, Bruno Wolf, Bruna Lima, Erick Azevedo e Edimilson Cotrim”, descreve Cristiano Seixas.   

As inscrições podem ser feitas até a véspera do início das aulas e as vagas são limitadas. Mais informações: (31) 3224.0040, (31) 98423.8428, [email protected].

Saiba mais sobre os cursos:

Desbrave a pintura digital, com Pedro Chelles / Artista Digital 

- Advertisement -

Data: 27 a 31 de Julho

Horário: 19h às 22h 

Carga Horária: 15 horas

Pré-requisitos: Noções básicas de pintura digital 

Faixa etária: A partir de 15 anos 

Para fazer esse curso é necessário ter mesa gráfica e computador com software de pintura digital instalado. 

Aprenda:

-Mentalidade do eterno aprendiz (aspecto emocional e mindset);

-Valores tonais;

-Como usar as cores;

-Renderização de materiais;

-Design;

-Projeto final.

Sobre Pedro Chelles: Especializou-se em pintura digital estudando com alguns dos principais nomes do Brasil, como Mike Azevedo, Pedro Dutra, Yan Kyohara, Cesar Rosolino, Filipe Pagliuso e Emmanuel Telles. Atualmente trabalha como ilustrador para a indústria do entretenimento em projetos de Cardgames, Boardgames, livros ilustrados e afins. Além de ilustrador e professor, Pedro é graduando em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais e desenvolvedor de jogos.

Ilustração para Estampas, com Leandro Massai /Artista Digital 

Data: 10 a 14 de Agosto. 

Horário: 19h às 22h. 

Carga Horária: 15 horas/aulas.

Pré-requisitos: Noções básicas de Pintura Digital.

Faixa etária: A partir de 15 anos.

Para fazer esse curso é necessário ter mesa gráfica e computador com software de pintura digital instalado. 

Aprenda:

– Sketch e composição;

– Lineart e blocagem de volumes;

– Cores para estampa;

– Preparando o seu arquivo;

– Comercialização de estampas;

– Mercado de arte para estampas.

Sobre Leandro Massai: Designer gráfico formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e ilustrador pela escola de técnica de artes visuais Casa dos Quadrinhos. À frente do canal Prancheta do Massai, no Youtube. Atualmente desenvolve arte para cartazes de eventos, estampas e rótulos de cervejaria, com clientes na Indonésia, Inglaterra, Espanha, Austrália, Estados Unidos e Brasil.

Curso de Cartuns e Tirinhas, com Lucas Libânio / Cartunista

Data: 20 a 24 de Julho. 

Horário: 19h às 22h. 

Carga Horária: 15 horas/aulas.

Pré-requisitos: Noções de desenho.

Faixa etária: A partir de 15 anos.

Material de desenho para o curso: lápis (ou lapiseira). Quem quiser pode usar grafite azul para construção, papel sulfite, papel mais encorpado para arte-final (pode ser o opaline ou um canson acima de 180g), pena, nanquim ou canetas nanquim descartáveis (se possível, mais de uma espessura).

Estrutura necessária ao aluno: computador, webcam, internet. 

Aprenda:

– Simplificação de objetos com geometria/uso da geometria para compor rostos;

– Criação de personagens a partir de animais/criação de model sheets;

– Composição de tiras e cartuns;

– Tiras cômicas e noção de arte-final.

Sobre Lucas Libânio: Ilustrador e animador, professor, criou para a internet o personagem Hans Grotz, que passou a ser publicado no jornal Super Notícias. Além do Hans Grotz, publica a tira Molekóids e o Garoto Lanoso, o Menino bom.

Hand Lettering, com Bruno Wolf e Bruna Lima / Ilustradores e Designers gráficos 

Data:  20/07 a 24/07.  

Horário: 19h às 22h.

Carga horária: 15 horas/aulas.

Pré-requisitos: Noções básicas de Pintura Digital. 

Faixa etária: A partir de 15 anos. 

Material necessário: Computador, webcam, internet, mesa gráfica. 

Software necessário: Photoshop* (O curso será ministrado todo em Photoshop, porém, o mesmo não impede que o aluno utilize outro software de Pintura Digital de sua preferência (Clip Paint, Krita, Gimp etc)).

Introdução ao desenho das letras, variações, aplicações, formas e cores. 

Sobre Bruno Wolf e Bruna Lima: Sócios no Studio Mootant, ilustradores e designers gráficos. Publicaram o livro Infantil “Pode ser de todo jeito”, o quadrinho “O aprendiz e o Feiticeiro”.  Fizeram trabalhos com rótulos para cervejas, mascotes acadêmicos e muitos lettering.

Faça Livros para Colorir com Seus Próprios Desenhos, com Edmilson Cotrim / Ilustrador

Data: 10 a 14/08. 

Horário: 19h às 22h.

Carga Horária: 15 horas/aula.

Pré-requisito: Noções de desenho e pintura (tradicional e digital).

Faixa Etária: a partir de 15 anos.

Material do aluno: Computador, webcam, internet, mesa gráfica e câmera digital ou scanner.

Software necessário: de pintura digital (Photoshop, GIMP, Krita ou similar).

Aprenda a criar ilustrações digitais ou manuais para a produção de livros ilustrados, conhecidos como Coloring Ebook, mandalas e ornamentação para valorização de fundos.

Sobre Edmilson Cotrim: Ilustrador com mais de 30 anos de carreira, trabalhou nas áreas publicitária, de criação de cartilhas, livros educativos, ilustração científica, ilustração para livros de biologia e ciências, ilustração sobre corpo humano, ilustração de embalagens, rótulos e mascotes, ilustração para cartilhas técnicas.

Faça Caricaturas e Retratos, com Felipe Assumpção / Cartunista e Quadrinista

Data: 10 a 14 de Agosto 

Horário: 19h às 22h

Carga Horária: 15 horas/aulas

Pré-requisitos: Noções básicas de Desenho e Pintura Digital

Faixa etária: A partir de 15 anos

Material: Mesa Gráfica (Wacom, Huion ou uma da preferência do aluno), computador com software de pintura digital instalado. 

Software: Krita, porém, nada impede realizar os exercícios propostos em outro software de sua preferência (Photoshop, Clip Paint, Gimp, Procreate e etc.). 

Aprenda a importância das formas na caricatura, treinar o olhar para a forma, peso, largura e profundidade.

Sobre Felipe Assumpção: Coordenador de Publicidade e Propaganda da rádio UFMG Educativa, professor de Pintura Digital na Casa dos Quadrinhos e ilustrador. Quadrinista e autor da maior rixa da melhor idade – Genô Vs Gertrú. Fundador e apresentador do podcast O Cartunista Frustrado. Membro fundador do podcast humorístico Falando com a Bunda.

Crie seu roteiro a partir de séries famosas, com Erick Azevedo / Escritor e Ilustrador

Data: 20/07 a 24/07

Horário: 19h às 21h

Carga Horária: 10 horas/aulas 

Pré-requisitos: Nenhum 

Faixa etária: 14

Material: Caderno de anotações

Aprenda a criar seu roteiro e desenvolver técnicas de narrativa.

Sobre Erick Azevedo: Quadrinista há mais de 30 anos e professor há 25 anos. Graduado em Artes Visuais pela UEMG. Um dos criadores do “movimento de quadrinhos dos anos 90 em Belo Horizonte” e do “Estúdio HQ”. Publicou em diversas edições da revista Graffiti, além de edições independentes, como Solar, Caliban e Talismã. Roteirizou o projeto de educação sexual HQSPE para a UNESCO.

Desenvolva seu estilo de desenho, com Erick Azevedo / Ilustrador

Data: 03/08 a 07/08

Horário: 19h às 21h 

Carga Horária: 10 horas/aulas 

Pré-requisitos: Nenhum  

Faixa etária: 13 anos

Material: lápis, canetas, pincéis variados e papéis de gramaturas variadas.

Software: Caso utilize mesa gráfica, pode trabalhar no computador ou no iPad com um software de sua escolha. 

Aprenda diferentes técnicas relacionadas ao desenho que visam desenvolvê-lo e libertá-lo de convencionalismos e cânones clássicos, potencializando a expressividade e o movimento, auxiliando na criação de personagens. 

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Confira a crítica de Paciente 63 Confira a crítica de O Buscador Free Guy – Conheça o elenco do filme! Confira a crítica de Piedade Confira a crítica de Como Vender Drogas Online – 3 Confira alguns personagens dublados por Orlando Drummond