O bingo como atividade lúdica, traz diversos benefícios para a memoria, coordenação motora e para o âmbito social. Assim, quais os benefícios da prática do bingo para o cérebro? Nos mais diversos período da nossa vida, exercitar o cérebro é fundamental para o nosso desenvolvimento e para manter certas habilidades em dia com o passar dos anos. Como jogar bingo então?
Várias atividades e jogos podem estimular nosso raciocínio, melhorando o aprendizado, preservando a memoria e a coordenação corpo e mente, além de diversos outros benefícios. Jogar bingo é uma atividade que de fato, é utilizada como ferramenta tanto na fase de aprendizado quanto para idosos, pela sua simplicidade e fácil entendimento.
Benefícios e aplicações de jogar bingo
Como jogar bingo então? Você já está querendo saber como ganhar? Inicialmente, você deve conhecer as regras do jogo e aplica-las.
As regras do jogo são simples. Para jogar bingo é necessário marcar os números sorteados na cartela rapidamente e vence aquele que preencher os setores da cartela primeiro. Tamanha simplicidade esconde uma complexidade de informações e aptidões utilizadas para jogar, habilidades que adquirimos quando crianças e vamos perdendo à medida que vamos envelhecendo.
Assim, a atenção é o primeiro ponto que requere do jogador de bingo, ouvir o numero e localiza-lo rapidamente na cartela. Esse jogo tão simples, exige um certo nível de concentração e foco durante a partida. É necessária uma certa agilidade cerebral, uma associação e raciocínio rápidos, juntamente com uma rápida coordenação mãos – olhos.
Uma simples partida de bingo ajuda a exercitar o cérebro e mantê-lo ativo, evitando a perda de habilidades já adquirida, por isso o publico que mais se beneficia com o jogo são os idosos.
O bingo e a melhor idade
É muito comum associar o jogo de bingo aos mais idosos, devido a alta popularidade das antigas casas de apostas, muito comuns nos anos 30 e 40 no Brasil. Seu avô possivelmente esteja em condições de lhe explicar como ganhar no bingo, mas sua sobrinha também.
Aliás, o jogo do bingo está tão estendido que já não reflete somente as preferências de idosos, mas as de quase qualquer idade pois o jogo tem se desmarcado do nicho base.
De fato, o jogo é muito benéfico aos mais idosos trazendo muitos benefícios, como:
- Exercita o raciocínio
- Estimula a memoria
- Ótima forma de entretenimento e diversão
- Importante ferramenta social
Os benefícios a agilidade cerebral associada com a interação social promovida no bingo, trazem uma maior qualidade de vida a uma faixa etária que necessita de uma atenção especial. É impossível prever o envelhecimento do cérebro com o passar dos anos, mas este tipo de exercício mental pode ajudar a evitar a deterioração cognitiva de forma lúdica e saudável.
Ocupar a mente durante a velhice, evita problemas com depressão e a infelicidade dos idosos, que geralmente se tornam reclusos pela falta de mobilidade. Neste ponto, a tecnologia auxilia com os bingos online, que trazem os mesmos benefícios do bingo tradicional, mas disfrutando da comodidade do acesso em casa ou de qualquer lugar.
Estudos sobre o bingo
Existem diversos estudos atualmente, que buscam classificar os benefícios que jogos e atividades lúdicas trazem para o nosso cérebro. O bingo é uma das principais atividades pesquisadas devido a sua popularidade, principalmente na Europa, onde o bingo é muito comum entre os idosos.
De acordo com o Instituto Nacional de Envelhecimento, idosos que desenvolvem atividade sociais, como o bingo, tem uma expectativa de vida maior, que aqueles que vivem de forma mais solitária. Segundo Associação Médica Americana, a quantidade de atividades físicas e mentais que o individuo participa, influi diretamente no nível de deterioração cognitiva e mental no caso dos idosos.
Uma pessoa de idade mais avançada, mentalmente e fisicamente ativa, pode ter melhor desempenho mental e memoria que um individua mais jovem, mas que viva de forma sedentária.
O bingo em sala de aula
O bingo também é uma ferramenta muito utilizada em sala de aula com crianças em fase de aprendizado.
Geralmente, o bingo pode ser associado a diversas atividades e habilidades diferentes com varias formas de aplicação em sala de aula. Aplicando as bondades do jogo de bingo em uma sala de aula, deve ser uma das melhores formas de ganhar no bingo.
O fato de aprender os números de uma forma divertida, ajuda na aquisição de várias competências necessárias para o desenvolvimento intelectual da criança. Além de estimular o aprendizado dos números, o aluno pode exercitar e desenvolver sua destreza mental e agilidade cognitiva ao jogar bingo em sala de aula.
Atividades dirigidas associadas ao bingo têm como objetivo estimular a leitura e o ditado, desenvolver capacidade associadas a operações matemáticas e estimular a interação social.
Sempre sendo aplicado de maneira lúdica com premiação simbólica, o bingo é uma excelente ferramenta de aprendizado.
Conclusão
É inegável o valor do bingo, como atividade lúdica de aprendizado, exercício mental e ferramenta de interação social. Um jogo fácil, de baixo custo e que pode ser aplicado universalmente entre todas as idades, trazendo benefícios e desenvolvimento ao jogador.