qua, 21 fevereiro 2024

Contágio | Confira os acertos e os erros do filme sobre pandemia de coronavírus

Publicidade

O filme Contágio, de Steven Soderbergh é o segundo filme mais visto em 2020 no iTunes. Essa procura acentuada pelo filme se deve a pandemia de coronavírus. O filme conta a história de Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow), que, ao voltar da China para os Estados Unidos, desenvolve sintomas que parecem uma gripe, mas que evoluem até ela ser internada. Eventualmente, o mundo inteiro adoece e uma misteriosa pandemia se instala. Isso lembra algo?

O site ScreenRant mostra detalhes que a produção acertou, e que errou. Confira a lista:

Acertos

Origem da Doença

O coronavírus teve origem em Wuhan, cidade da China. Assim como na vida real, o filme também mostra que a pandemia do longa teve origem na Ásia.

Publicidade

Transmissão

Na produção, as pessoas pegam o vírus a partir do toque com qualquer objeto ou pessoa infectada. Enquanto isso, o COVID-19 também pode ser passado pela aproximação e toque – além da contaminação por gotículas respiratórias.

Vacina em desenvolvimento

O investimento em tecnologia também é a melhor forma de prevenção de pandemias. O avanço das vacinas, tratamentos e diagnósticos permitem que os cientistas descubram com muito mais rapidez a origem e a cura para as doenças. No filme, os pesquisadores conseguem criar uma vacina para o vírus, enquanto isso, os trabalhos na vda real estão em andamento.

Erros

Extremamente fatal

Apesar do coronavírus ser facilmente transmitido, as taxas de mortalidade são de 3,7%, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No filme, isso é diferente. A doença é extremamente fatal com uma taxa de 25-30%.

Grupo de risco

Na ficção, os jovens foram os primeiros pacientes a morrerem, sendo que a primeira vítima tem 20 anos e pouco, foi a primeira fatalidade. Por outro lado, o coronavírus tem uma taxa alta de mortalidade com pessoas idosas e do grupo de risco.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Amante, stalker e mortal

Em um dos debates mais recentes sobre cinema na...

Crítica | Todos Nós Desconhecidos (All of Us Strangers)

Escrito e dirigido por Andrew Haigh (Looking), All of...

Semana do Cinema: Cinemark participa da primeira edição de 2024 com ingressos por R$12

A Cinemark é uma das redes exibidoras participantes da próxima edição...

Crítica | Orion e o Escuro

Existem inúmeros filmes e diretores que têm o hábito...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]