Agatha Desde Sempre, nova série da Marvel Studios, começa sua trama após os eventos de WandaVision. Onde vimos que Agatha ficou sem seus poderes devido ação da Feiticeira Escarlate. Ao sair do feitiço, a vilã parte numa jornada para recuperar seus poderes de feiticeira e ao longo do caminho vai reunindo diversos membros que tem diferentes intenções.
O primeiro acerto da série spin-off é focar suas atenções apenas nos acontecimentos vistos em WandaVision e no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Por mais que a produção faça parte do MCU, e a nova fase aposte suas fichas no multiverso, o foco da diretora/roteirista Jac Schaeffer (Viúva Negra) é nas consequências do que vimos para a protagonista da vez, devido as situações vistas nas tramas citadas. Essa aposta no “microcosmo” do universo Marvel é algo que deve agradar quem está cansado da nova fase do MCU, mas principalmente quem prefere histórias mais simples e coesas.
Tendo isso em mente, a produção coloca sua protagonista na estrada e cria uma trama que une perfeitamente comédia, suspense e terror, de modo que nada do que vemos é gratuito. Tudo apresentado tem uma função narrativa e servirá como base para a resolução dos mistérios que a produção vai desenvolvendo durante a jornada da protagonista. O maior deles (é que pode frustar alguns fãs) é sobre o destino de Wanda Maximoff (ela realmente está morta?), mas outros, como a identidade de dois novos personagens da trama e outros que não serão citados para não estragar as surpresas que a série reserva, vão sendo desenvolvidos e resolvidos sem atropelos.
Como dito, Schaeffer une comédia, suspense e terror na produção de modo sublime. O roteiro consegue intrigar, quando precisa, fazer graça com as tiradas ácidas da sua protagonista e assustar com a mesma intensidade. Os primeiros episódios focam no suspense, comédia e com o tempo os elemento de terror vão surgindo. As motivações por trás das ações de cada personagem central é muito bem apresentada e todo o elenco tem sua hora de brilhar. Joe Locke (Heartstopper) arranca diversas risadas com seu personagem misterioso, Aubrey Plaza (The White Lotus) é intrigante do início ao fim e encanta em cada cena que participa. Mas a série tem dona: Kathryn Hahn (Bad Moms) encanta, diverte e assusta. Uma atuação digna de Oscar!
Efeitos especiais, figurino e design de produção são ótimos e parecem ser os feitos para um filme de grande orçamento, deixando muita produção que é exibida nos cinemas no chinelo. Além disso, a produção em cada episódio insere easter eggs que farão a alegrias dos fãs mais observadores. Outro destaque é a fotografia, repleta de nuances que remetem ao estilo cinematográfico que o episódio constrói, por exemplo: em um episódio focado na investigação de um crime a fotografia usa e abusa de tons esverdeados.
Agatha Desde Sempre é uma sequência cativante e ousada de Wandavision. A produção pode, de início, não ser algo que queríamos ver, mas ela se mostra necessária. A mistura de comédia, suspense e terror faz desta uma das melhores produções já feitas pela Marvel para a TV. Que venham mais produções desse nível!