Publicidade
Publicidade
Início Críticas Crítica | Heartstopper (2ª temporada)

    Crítica | Heartstopper (2ª temporada)

    Publicidade

    Heartstopper parecia uma anomalia deliciosa na primeira temporada, um raro relógio alegre de quatro horas em que era impossível parar de sorrir (ou chorar de alegria – ou ambos). Adaptado por Alice Oseman de suas histórias em quadrinhos, nas quais era saudável e desimpedido, apesar do assunto pesado, tornando emocionalmente reconfortante testemunhar Charlie (Joe Locke) e Nick (Kit Connor) encontrando o caminho um para o outro. Com sua marca registrada de corações vibrantes, folhas flutuantes e luzes piscantes, Heartstopper se tornou um vencedor – e se tornou um dos membros do The AV Club (melhores séries do ano de 2022). Portanto, a grande questão é: a segunda temporada, que estreou na última quinta-feira, 3 de agosto, terá a mesma magia? Spoiler: Sim.

    Sim, pois, você ainda vai sorrir de orelha a orelha durante esses oito novos episódios estelares. O material de origem de Oseman, um conjunto vertiginoso e um compromisso de exibir romances queer com ternura ajudam Heartstopper a permanecer em sua melhor forma. A série enriquece a vida amorosa de seus personagens, histórias pessoais e inseguranças internas. As questões também são decididamente maduras aqui – as pressões de como e quando assumir, distúrbios alimentares, problemas familiares – mas tratadas com o mesmo nível de empatia. O que quer dizer que Heartstopper parece o raio de sol do que precisamos agora. E sua importância para os jovens da comunidade LGBTQIAPN+. 

    Em uma jogada vitoriosa, os dois protagonistas recebem tempo e espaço suficientes para evoluir individualmente e como um casal recém-formado. É uma boa maneira de Locke e Connor exibirem sua graciosidade e inegável química. Eles se destacam em tirar proveito da atração constante entre seus personagens. O relacionamento de Charlie e Nick ainda é um segredo para todos, exceto para um grupo de amigos muito unidos e entes queridos. O que significa apenas que eles se aproximam enquanto navegam em um território desconhecido em sala de aula. Mas a saudade é palpável, e isso é metade da batalha em uma comédia romântica. A outra metade está sendo escrita.

    Heartstopper abraça a escola clássica e tropos de gênero, com baile, provas, ex-namorados e viagens noturnas, tudo parte da diversão da segunda temporada. No entanto, o roteiro evita clichês de maneira louvável. Uma antiga paixão não é um catalisador para Charlie e Nick brigarem desnecessariamente. Em vez disso, torna-se uma maneira catártica de deixar o passado doloroso juntos e se apoiarem. A bagagem acadêmica e familiar se desenrola ao longo da temporada, concluindo de maneira fundamentada e sensata. Heartstopper não é exagerado,mesmo que apresente uma grande festa do pijama, adolescente bebendo e um consequente jogo de verdade ou desafio. Esses ritos de passagem são essenciais para qualquer série teen.

    Algumas das performances e diálogos são reconhecidamente cafonas, e não existe problema nisso, afinal estamos falando de adolescentes de seus 15 e 16 anos descobrindo as alegrias de dar as mãos, fugir, abrigar uma paixão e ter primeiros beijos apaixonados. Isso inclui os melhores amigos de Charlie e Nick, como Tao (William Gao) e Elle (Yasmin Finney), que finalmente tentam admitir seus sentimentos um para o outro. Enquanto isso, o relacionamento bem estabelecido entre Tara (Corinna Brown) e Darcy (Kizzy Edgell) cresce ainda mais, apesar de alguns problemas. Isaac (Tobie Donovan), um amante de livros em sua essência, também encontra um consolo inesperado enquanto todos ao seu redor descobrem o romance.

    Heartstopper tem a tendência de implorar silenciosamente por compreensão, para todos; é aqui que reside a sua maturidade. Até os professores têm permissão para uma vida emocional fora dos portões da escola.

    Ele atravessa os padrões da adolescência, como a viagem escolar, a despedida do final das provas e o baile de formatura. Eles vão à Paris para alguns episódios, onde há mordidas de amor, separações e reencontros. A questão das festas do pijama e do compartilhamento de quarto em viagens, e o que é e o que não é apropriado ou permitido pelos pais para casais do mesmo sexo, ganha espaço.

    Heartstopper realmente voa quando se aprofunda em cada um de seus personagens e seus problemas pessoais. Esta não é uma série em que uma crise é evitada ao final de um episódio de meia hora. Vamos pegar o Nick como exemplo. Suas dificuldades em dizer a seu pai distante e irmão que ele é bissexual persistem na segunda temporada e contrastam com suas experiências com sua amorosa mãe (Olivia Colman, que está de volta para mastigar sutilmente o cenário).

    E, para seu crédito, a série lida com esse tópico com cuidado, em vez de um drama fabricado. Ele eleva Heartstopper de uma comédia romântica alegre – o que é – a uma série que é capaz de causar impacto nos jovens que o assistem. Por isso eu falo que essa série é tão importante para os adolescentes queers. A série não traz o tema de maneira pesada e sim como parte do dia a dia de uma pessoa. Uma série que fez isso com deleite foi Love, Victor  (fico contente que exista outra série para acompanhar nessa jornada de descoberta). Além disso, ele não atende apenas a um grupo demográfico. Heartstopper invoca nostalgia sobre a flutuabilidade da fase adolescente, especialmente em seu final (definido para uma das canções mais potentes de Taylor Swift sobre amizades de infância).

    Heartstopper amadurece seus protagonistas (e, portanto, a si mesmo) na segunda temporada. Continua sendo um sonho imperdível que não é teatral nem exagerado, tornando-o um ótimo antídoto para muitos outros programas de TV que destina-se ao público mais jovem, e isso nunca é esquecido, é mais delicado do que parece à primeira vista, mas continua a ser uma coisa doce e encantadora. Portanto, faça um favor a si mesmo e reserve quatro horas para outra farra e amores  ininterruptos. 

    A primeira e segunda temporada de Heartstopper encontram-se disponíveis no serviço de streaming da Netflix.

    Publicidade
    Publicidade
    Sair da versão mobile