qua, 7 dezembro 2022

Crítica | Andor (Primeira Temporada)

Publicidade

A ideia de a todo momento realizar spin-offs do universo de Star Wars no início foi extremamente atrativa. O primeiro lançamento do tipo foi Rogue One, onde acompanhamos um grupo de rebeldes numa missão suicida para uma causa maior. Neste filme temos o personagem Cassian Andor, interpretado pelo ator Diego Luna, cujo apresentou um carisma que conquistou o público quase que instantaneamente. E com isso chegamos ao mais novo spin-off de Star Wars, um spin-off do spin-off, Andor, uma série focada no personagem de Luna.

A série se passa antes dos eventos de Rogue One, aqui vemos a jornada de Cassian sendo um personagem que já é familiar com a violência e morte. A construção nos leva mais a conhecer um pouco do que aconteceu com Andor para que assim ele possa aceitar a causa da rebelião contra o Império Galáctico. E construção essa que consegue ser surpreendentemente satisfatória. Após sequências de séries aguardadas porém decepcionantes do universo de Star Wars, Andor é um deleite aos olhos.

Falando em Império, este podemos ver em momentos pontuais da série uma visão de um sistema inflado. O Império não consegue se sustentar por si só, e para sobreviver ele utiliza práticas de corrupção e exploração, é irônico como o equivalente sistêmico do lado sombrio no universo de Star Wars é a desigualdade social e exploração do oprimido.

Publicidade

Olhando para a direção da série, o criador Tony Gilroy em emulador a aspecto meio sujo de Rogue One, mas de maneira que funcione em paralelo com as temáticas de cada episódio. Durante os 6 episódios é possível notar um lado mais humano dos soldados, sendo eles não mais apenas botas e armas sem rosto e sim pessoas com desejos, gostos e anseios.

Andor se mostra sendo uma adição fantástica e refrescante ao catálogo do Disney+. Com uma competência narrativa fluida e engajante, a série nos apresenta um personagem que à princípio não parecia ter muito a oferecer, mas com a composição do núcleo em volta dele nos entrega uma história cativante e envolvente.

Publicidade

Destaque

Deixe um comentário