dom, 27 novembro 2022

Crítica | Awake

Publicidade

Depois que um incidente global impede a humanidade de dormir, uma ex-militar problemática luta para salvar a família e enfrenta o caos na sociedade e na própria mente. Fãs do suspense se preparem para ver um filme com uma proposta inovadora e pra lá de original que, infelizmente, peca na sua execução.

Netflix/ Divulgação

Awake é o novo lançamento original da Netflix. A trama funciona como uma metáfora sobre os efeitos da ansiedade (ou depressão) provocados por uma misteriosa pandemia, o foco do filme é em uma pequena comunidade. Usando diversas situações a trama fala sobre esse fenômeno inexplicável que acomete o mundo, que em questão de horas adoece sem respostas, pela privação de sono. Metáfora elaborada e executada de modo, digamos bastante irregular. O roteiro escrito pelos irmãos Mark Raso (Kodachrome) e Joseph Raso (Seed) possui pontos positivos e negativos. A trama é construída de modo ágil, indo direto ao ponto, além disso a abordagem da situação de modo macroscópico, conseguindo construir poucas situações de tensão e por fim temos o caos causado pela privação do sono que é mostrado de modo muito eficiente, mas focado em apenas um pequeno grupo. Mas o problema maior e quando a trama tenta aprofundar no drama familiar da família protagonista que é pra lá de “xoxo”. Pra piorar o roteiro ainda cria situações pra lá de absurdas e aposta em diálogos que só não são mais expositivos por falta de tempo. O filme ainda mistura muitas coisas a sua receita: médicos atrás da cura, culto religioso, o mistério sobre a doença… Muitos elementos para pouco tempo e nenhum deles é bem desenvolvido.

Netflix/ Divulgação

A direção de Mark Raso segue o mesmo caminho do roteiro, acerta e erra. Constrói boas cenas aqui, em especial no final, e executa outras cenas de dá vergonha. O elenco tem como destaques: Ariana Greenblatt (Amor & Monstros) e Gina Rodríguez (Jane, a Virgem) até se esforçam para construir uma relação de mãe e filha convincente. O restante do elenco está ali para cumprir sua função, alguns aparecem e somem sem muita cerimônia.

Publicidade

Awake é um suspense que possui muitos pontos baixos na sua narrativa. Com a permissão do trocadilho: Awake não é um pesadelo completo por falta de tempo. Se você está com insônia, aqui está o remédio, assista e durma bem!

Publicidade

Destaque

Abracadabra 2 | Sequência ganha cartazes individuais do Disney+; Confira!

O Disney+ revelou os primeiros cartazes individuais de Abracadabra...

A Casa do Dragão | Série deverá ter 4 temporadas!

George Martin, autor da obra original e um dos...

Morre aos 72 anos Robbie Coltrane, o Hagrid da saga Harry Potter

O ator escocês Robbie Coltrane morreu aos 72 anos....

Crítica em vídeo | A Mulher Rei

Já está em cartaz desde o dia 22 de...

Constantine | Sequência do filme com Keanu Reeves é confirmada pela Warner

Depois de 17 anos, a adaptação original de Constantine para os...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: hiccaro.rodrigues@estacaonerd.com

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena!!O assunto é mais contemporâneo do que se imagina.Sou Psicóloga Clínica,(há 42 anos),área de Neuropsicologia desde 2007. Só valeu pela explicação da cientista na pele da ótima Jennifer J. Leigh.Se vc é curioso,procure os termos científicos que ela usou:uma simples busca no google já explica o filme rsrs 😉

  2. Não funciona nem como filme, nem como metáfora. Péssimas atuações, roteiro forçado, situações irreais que foram forçadas pelo diretor pra fazer a trama andar.
    Se alguém deseja realmente assistir um suspense, que assista “Mãe!” que é bem melhor escrito e dirigido; e se quiser uma história muito boa sobre uma pandemia global e o amor de um pai, vai jogar “The Last of Us” que é bem melhor que esse filme pretensioso e chato.

  3. Filme sem pé sem cabeça, nada a ver horrível!! Muitas perguntas no ar, comecei com dúvidas e terminei como o filme slc, final nada a ver sem sentido nenhum.

  4. Conseguimos assistir mais um terrivel filme de suspense/drama da NETFLIX muito mal dirigido, diálogos sem contexto algum com a trama, gente feia demais perdidas na falta de performance e um final xôxo e inacabado, bobo mesmo.

  5. Até gostei do filme!! Mais acho que poderiam abordar mais sobre o assunto! Deixou a desejar! Minha nota e 8!😉😊

  6. Filme inesperado, não é para qualquer um assistir, quem não tem cérebro melhor assistir galinha pintadinha

Deixe um comentário