[s3r star=5/5]

O aguardado filme que colocaria em confronto os dois principais heróis da DC Comics chegou. Batman vs Superman tem sua história contada a partir do momento em que Metrópolis é dividida em relação a aceitar ou não a presença do Super-Homem (Henry Cavill) na cidade. Ao ver a destruição causada pela presença do “deus”, Bruce Wayne (Ben Affleck) -ou Batman- toma as dores da população e decide enfrentar o motivo dos desastres. Intermediados por Lex Luthor (Jesse Eisenberg), o embate toma, gradativamente, proporções gigantescas.

Diante de tantas falhas em O Homem de Aço, o diretor Zack Snyder se redime com a nova obra. Ele traz um modelo de filme bastante atrativo e segura o espectador durante cada segundo. Isso acontece por um motivo simples: não há perda de tempo. O longa mostra para que veio desde o início e manda o recado para quem assiste: não se levante da cadeira até aparecerem os créditos, pois cada detalhe é importante. O roteiro foi escrito de uma maneira que inquietasse quem assistiria, mas de uma forma agradável, sem fazer a pessoa perder a atenção. Todo o temor dos fãs em relação ao exagero das brincadeiras do Lex Luthor e dos romances que não afetam a história principal foi por água abaixo, apesar de, ainda assim, existirem no filme.

Embora muitos não percebam, a trilha sonora levanta a emoção do filme. Ritmos impactantes ou momentos mudos fazem com que o longa tenha um ritmo ainda mais interessante para quem está assistindo. Foi muito usado o recurso da câmera lenta (como tem no trailer a Mulher Maravilha partindo para o ataque), e embora esse recurso às vezes quebre o embalo das cenas de ação, ele faz com que se torne visualmente agradável, podendo perceber detalhes que em uma cena com velocidade normal, passariam despercebidos.

Batman v Superman

As atuações marcam bastante o filme. Ben Affleck supera as expectativas do Batman mais velho, porém ainda em forma. Seu embate com Henry Cavill teve cenas muito bem ensaiadas e elaboradas (uma marca forte de Snyder). A Mulher Maravilha (Gal Gadot) teve um papel super importante e o fez com grande qualidade, já deixando o universo da DC pronto para o seu filme solo.

Batman vs Superman supera as expectativas e abre um enorme leque para os filmes da DC. ATENÇÃO SPOILER! [spoiler] Os trechos de “apresentação” da Mulher Maravilha, do Flash, do Ciborgue e do Aquaman deixam claras as intenções em relação à expansão do universo. A pergunta que fica é: como seria a volta do Super-Homem após a sua “morte”?[/spoiler] Basta aos fãs esperar o próximo passo de uma caminhada que está só começando.