A série Detetive Alex Cross, é baseada em uma série de romances policiais escrita por James Patterson que já foi adaptada duas vezes para o cinema (A Sombra do Inimigo e Beijos Que Matam). A série do Prime Video conta a história de um psicólogo forense e investigador criminal que tenta conciliar sua vida profissional com os traumas após o assassinato brutal de sua esposa e a vida como chefe de família.
A série na sua primeira cena já mostra quem é Alex Cross: um detetive altamente capacitado com uma habilidade aguçada para a resolução de crimes complexos. A narrativa mescla bem a investigação de um caso com o desenvolvimento da vida emocional de Cross e cria uma balanceada tensão entre seu papel profissional e os desafios familiares. Qual deveria ter sua maior atenção? Sua família ou suas obrigações?
A trama é desenvolvida em um ritmo agradável, temos tempo para conhecer o vilão Fanboy, a sua origem e sua motivação, assim como as dores que consomem o protagonista, além dos coadjuvantes que tem importância na história. Nada é apresentado sem ser desenvolvido é a narrativa é envolvente. Os momentos de tensão causam agonia e cada episódio guarda uma surpresa, que deixa um gancho pertinente a trama. Por fim, alguns temas relevantes como racismo estrutural e corrupção são abordados de modo sutil, mas eficiente.
Se na investigação criminal a série desenvolve bem o suspense, o mesmo não pode ser dito sobre as questões pertinentes ao luto e dores do personagem. Aldis Hodge (Adão Negro) é um ator de uma nota só e não consegue entregar uma carga emocional que consiga mostrar toda a vulnerabilidade que o personagem exige. Sua química com demais personagens é boa, mas no drama o ator deixa a desejar. Já Isaiah Mustafa (It – Capítulo Dois) se saí melhor, o ator surge para ser um porto seguro ao personagem protagonista.
A série utiliza um visual sombrio, que ajuda o espectador a imergir no ambiente tenso e ameaçador em que os crimes acontecem. A direção não caí na tentação de usar certos closes dramáticos e aposta em uma paleta de cores excessivamente saturada, o que pode gera incomodo.
Detetive: Alex Cross é uma adaptação competente e bem executada sobre um icônico personagem. A trama se sustenta com um bom elenco e uma narrativa instigante que mantém o espectador interessado. Que uma segunda temporada chegue logo para saciar nossa sede de mistérios e tramas policiais.