Mentes Sombrias é o novo filme da diretora coreana Jennifer Yuh Nelson, conhecida por dirigir as animações Kung Fu Panda 2 e 3. O longa é inspirado na obra literária de mesmo nome ou do inglês de Darkest Minds, da autora inglesa Alexandra Bracken. A produção conta com Shawn Levy que também produziu a série original do netflix Stranger Things. O quê torna as duas produções bem parecidas em alguns aspectos. Mentes Sombrias estreia no Brasil no dia 16 de agosto.

A trama se passa  em um cenário apocalíptico, onde uma doença mata a maioria dos adolescentes e crianças. Os que não morrem adquirem poderes especiais. Experimentos científicos financiados pelo governo conseguem classificar os poderes  dos jovens e os distinguem por cores: Verde são os dotados de superinteligência, os azuis possuem uma força sobre-humana, os amarelos controlam a eletricidade, os vermelhos e os laranjas são considerados os mais mortíferos, sendo os laranjas, também, os mais raros.

Esses jovens são levados à campos de trabalho e experimentos e são divididos pelas cores.

A protagonista Ruby (Amanda Stenberg) passa 6 anos nessa espécie de campo de concentração, até conseguir escapar com a ajuda da médica Cate interpretada por Mandy Moore. Ao sair da internação, Ruby encontra Liam ( Harry Dickinson) que tem o poder da telecinese, o superinteligente Charles (Skylan Brooks) e a caçula Zu ( Mia Cech) que controla a eletricidade.

O roteiro se desenrola de maneira previsível apesar de alguns plot twist pelo caminho. Durante 1 hora e 45 de filme, o enredo tenta explicar mais do que o necessário, o que deixa a trama um pouco arrastada, ainda mais com o gostinho de continuação em que termina. Apesar de ser considerado ação, o filme consegue trazer quase todos os gêneros. Tem drama, suspense, comédia e até romance. seja isso bom ou ruim. Os efeitos especiais são de primeira qualidade e não devem nada a nenhum blockbuster.

O filme traz uma mensagem social muito forte ao classificar cada poder com uma cor e mostrar que pessoas diferentes podem conviver em harmonia. Ressalta, também, a força da mulher ao colocar sua protagonista em constantes situações adversas que são superadas com muita personalidade.

Se você gosta de filmes como X- men e Jogos Vorazes; e de séries como Stranger Things e The Walking Dead, vai adorar Mentes Sombrias.