“Mentir sempre fez e fará parte da condição humana” Essa é uma grande verdade, dita pelo criminólogo Georg Frey. Mas quais consequências uma mentira pode trazer para nossa vida? Essa pergunta é o foco no qual, The Lie (Mentira Incondicional), se baseia para contar sua trama. Este é o primeiro filme da antologia de terror intitulada Welcome to the Blumhouse, que estreia em outubro, para as comemorações do Halloween e para agradar os fãs dos filmes de terror/suspense.
Mentira Incondicional conta a história de uma garota adolescente que confessa ter matado impulsivamente sua melhor amiga. Dois pais desesperados tentam encobrir o crime horrível, levando-os a uma complicada teia de mentiras e enganos. Suspense dos bons né? Infelizmente não. O filme cumpre a sinopse a risca, tem boas atuações, algumas cenas do primeiro ato são muito bem filmadas, destaque para a cena da banheira. Mas… O filme não emplaca… Nada acontece. Todas as situações ocorrem de modo tão conveniente dentro da narrativa, de modo tão previsível que a tensão inicial do crime com o passar do tempo diluí e perde força. O visual cinzento e frio da paleta de cores usadas neste filme até tenta criar o clima de tensão necessário para o filme entrar nos trilhos, mas como já dito não funciona. O longa decepciona como suspense, funcionando mais como um drama no qual uma família tenta manter a sanidade enquanto se perde numa verdadeira bola de neve de mentiras, que a qualquer momento pode se tornar uma avalanche e destruir tudo e todos.
As atuações são boas, Joey King (A Barraca do Beijo) como adolescente mimada e impressiona nas cenas na qual sua personagem entra em pânico. Mireille Enos (Guerra Mundial Z) é a mulher forte e independente que aos poucos vai sendo destroçada pela culpa do que está fazendo para salvar a filha. A direção de Veena Sud (Seven Seconds) é boa no geral, a diretora faz escolhas interessante nos ângulos para enquadrar os personagens e sua reações. Porém o ritmo da trama e o roteiro (escrito pela própria diretora) são os pontos fracos desta obra, que caminha para um final previsível.
Mentira Incondicional faz jus a seu título, mas decepciona como suspense. Sendo um passatempo regular. Vamos torcer para que nas próximas obras do projeto Welcome to the Blumhouse tenhamos mais sorte.