ter, 7 maio 2024

Crítica | Minhas Aventuras com o Superman

Publicidade

É sem sombra de dúvidas um fato que o Superman é um dos maiores símbolos de heroísmo na ficção, o personagem conseguiu transcender e ser precursor no gênero de super-herói antes mesmo de tal ser chamado de um gênero. Todavia, é estranho como o personagem não é tão amado pelo imaginário popular, esse lugar no pódio geralmente está para os heróis como Homem de Ferro, Batman e Homem-Aranha.

Uma das ideias que mais é apontada quando se conserva sobre essa questão, é do Superman ser um dos personagens mais difíceis de serem escritos. Não necessariamente adaptado, e sim ser escrito. Isso é por parte do próprio ideal do personagem em ser um Super Homem, muitas das justificativas usadas pelo público que não sente um carinho pelo personagem é em volta do argumento que se um personagem é tão poderoso, os riscos nas histórias acabam sem peso. E talvez esse seja um pouco de verdade, mas isso só deixa o personagem interessante nas suas histórias em que conseguem contornar esse argumento. E é nesse quadrado que se encaixa Minhas Aventuras com o Superman, série de animação da HBO Max que acompanha a vida do Homem de Aço.

Parte do que torna tão cativante esta animação é justamente o quanto ela invalida a ideia de que o Superman é desinteressante por ser poderoso, escoteiro ou até raso. Na história somos apresentados a um Superman que ainda está nos seus primeiros dias de heroísmo, na descoberta do que seus poderes podem ou não fazer, sendo que este momento apenas serve como um cenário para tratar o traço mais carismático e cativante do personagem, que Clark Kent é apenas um cara muito gente boa que quer ajudar todo mundo.

Publicidade

Um dos pontos que muitos autores pecam ao abordar nos personagens é tentar criar um paralelo messiânico com o personagem, sempre buscando distanciá-lo da humanidade e o colocando num pedestal de salvador. No entanto, o que cativa no herói é o quão próximo de nós ele está. Ele não deve ser visto como um ser acima da humanidade, e sim como o melhor que a humanidade tem a oferecer.

Então sim, Minhas Aventuras com o Superman é um dos maiores acertos que o personagem teve nos últimos anos. É uma animação cheia de sensibilidade e que nos conecta com Clark Kent de uma maneira que nos faz compartilhar de sua dor, de seu senso de bondade e de seu amor por Lois Lane. Superman não é um ser divino, ele é só uma pessoa maneira que calhou de ter superpoderes e usa para ajudar as pessoas. Isso é incrível, isso é super.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Um Lugar Silencioso: Dia Um | Nova imagem oficial é revelada; Confira!

Uma nova imagem inédita de Um Lugar Silencioso: Dia Um...

Crítica | Knucles

A série Knuckles, derivada da franquia Sonic, acompanha o personagem título treinando...

Crítica | A Bailarina (2017)

A Bailarina conta a história de Félicie e de...
É sem sombra de dúvidas um fato que o Superman é um dos maiores símbolos de heroísmo na ficção, o personagem conseguiu transcender e ser precursor no gênero de super-herói antes mesmo de tal ser chamado de um gênero. Todavia, é estranho como o...Crítica | Minhas Aventuras com o Superman