qui, 13 junho 2024

Crítica | Muribeca

Publicidade

Muribeca é um relato simples, singelo e sensível de vozes que merecem ser ouvidas. O documentário, com direção de Alcione Ferreira e Camilo Soares, conta a história do já não mais existente Conjunto Habitacional Muribeca. 

O documentário conta com relatos de ex-moradores do conjunto habitacional, que contam com carinho sobre suas vivências no local, e sobre como um lugar tão cheio de vida se transformou em uma “cidade-fantasma”.

Com certeza a característica mais marcante do documentário é a sensibilidade que é passada em cada take, em cada momento, em cada fala. O documentário é um verdadeiro memorial, uma homenagem ao que muitas pessoas um dia puderam chamar de lar. E é essa sensibilidade que toca tanto o espectador quando são mostradas as imagens do que hoje é o não mais Conjunto Habitacional Muribeca. Essa sensibilidade é tratada de tantas maneiras possíveis, desde a escolha dos entrevistados, a direção de fotografia, o ritmo monótono mas tão presente, tudo isso faz com que o espectador que nunca sequer esteve naquele local seja transportado à atmosfera do ambiente, criando os mais diversos sentimentos, sendo cativado e cravejado pela emoção. 

Publicidade

Por outro lado, a emoção nem em todos os momentos é o suficiente para prender a atenção do espectador. O ritmo monótono pode fazer com que algumas cenas percam um pouco da atenção do público, público esse que já é muito bem selecionado, até porque, não é pra qualquer gosto um documentário com tanta carga emocional.

Cinematograficamente falando, o filme não traz consigo nenhum destaque, segue uma fórmula básica já muito utilizada para documentários, e não sai do que é esperado para um longa do tipo. Isso não é algo necessariamente ruim, uma vez que não é preciso ser revolucionário para ter qualidade e apreço, mas deixa um vazio que poderia ser preenchido com elementos mais inovadores que não puderam ter sido tão utilizados.

O documentário já está disponível em diversos cinemas brasileiros.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Aumenta que É Rock ‘n Roll

Na década de 1980, Luiz Antônio é um atrapalhado...

Heineken realiza watch parties da final da Champions League neste sábado (01/06)

Patrocinadora oficial da UEFA Champions League pelo 18º ano...

Crítica | Os Observadores

Uma artista de 28 anos fica presa em uma...

Crítica | Divertida Mente 2

A Pixar/Disney nos últimos anos vem sofrendo de problemas...
Muribeca é um relato simples, singelo e sensível de vozes que merecem ser ouvidas. O documentário, com direção de Alcione Ferreira e Camilo Soares, conta a história do já não mais existente Conjunto Habitacional Muribeca.  O documentário conta com relatos de ex-moradores do conjunto habitacional,...Crítica | Muribeca