sex, 25 abril 2025

Crítica | O Estúdio

Publicidade

O Estúdio, nova série da Appletv+, acompanha Matt Remick, o novo chefe dos Continental Studios, que tenta equilibrar o sucesso comercial e a qualidade artística em meio à crise do cinema e a pressão dos egos de Hollywood. Ele e sua equipe de executivos precisam lidar com artistas narcisistas, empresários implacáveis e as próprias inseguranças enquanto buscam criar grandes filmes em um cenário onde o cinema luta para se manter relevante. 

A produção criada por Seth Rogen (É o Fim) e Evan Goldberg (A Entrevista) satiriza desde dos primeiros minutos a indústria cinematográfica mostrando situações internas que são facilmente reconhecíveis, como: a produção de filmes sobre temas comerciais (bonecas e uma marca de suco) apenas para faturar alto ou atores e diretores mimados, com seus egos inflados ou ainda a relação do capitalismo versus o senso artístico que precisam ser encarados por um chefe de estúdio para produzir um filme. Diversas alfinetadas e comentários sarcásticos são feitos e alguns impressionam por serem feitos por atores e diretores reais, interpretando versões alternativas (ou não) suas. Ron Howard (Uma Mente Brilhante), Martin Scorcese (O Irlandês), Greta Lee (Vidas Passadas), Anthony Mackie (Capitão América: Admirável Mundo Novo) são algumas das várias participações especiais que vemos nos 10 divertidíssimos episódios desta 1ª temporada.

Cada episódio aborda um aspecto diferente das problemáticas citadas e dá espaço para que seu elenco principal brilhe! Sendo ele o grande acerto dessa produção: a interação entre eles é INCRÍVEL e funciona como coração da série. Rogen, Kathryn Hahn (Wandavision), Chase Sui Wonders (Morte Morte Morte) e Ike Barinholtz (Não Vai Dar) dão um show ao construir personagens que soam muito reais e que possuem motivações críveis. O grande destaque é Rogen que dá vida ao protagonista, que funciona muito bem como representante do espectador. Os medos de Matt quanto ao futuro do cinema e suas preocupações são compartilhadas com os cinéfilos de carteirinha, e são facilmente identificadas, tornando seus medos compreensíveis e realizações comemoradas.

Publicidade

Tecnicamente a produção é muito bem feita. A fotografia, trilha sonora e montagem são espetaculares. O episódio focado em produzir um plano sequência (feito em plano sequência) é um exemplo desse apuro técnico MARAVILHOSO. Cada episódio apresentado é desenvolvido com esmero, fazendo inveja a muito filme blockbuster. Se existe uma falha é a crítica apresentada aos streamings, que são mais pesadas do que as feitas a outros setores (mas são reais). Mas isso não faz mal a trama e nem atrapalha o desenvolvimento da série.

O Estúdio é um show hilário, sagaz e pra lá de inteligente, que faz críticas duras às empresas de tecnologia invasoras e suas plataformas de streaming, enquanto fala de modo poético sobre os dias de glória do cinema. Que venha logo uma segunda temporada mostrando as novas desventuras dessa equipe no mundo do cinema.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
O Estúdio, nova série da Appletv+, acompanha Matt Remick, o novo chefe dos Continental Studios, que tenta equilibrar o sucesso comercial e a qualidade artística em meio à crise do cinema e a pressão dos egos de Hollywood. Ele e sua equipe de executivos precisam lidar...Crítica | O Estúdio