qui, 9 junho 2022

Crítica | O Soldado que Não Existiu

Publicidade

Baseado em fatos, O Soldado que Não Existiu traz a história da operação Mincemeat, que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial e salvou dezenas de milhares de vidas ao enganar as tropas alemãs com um cadáver e documentos falsos, num dos momentos mais importantes e decisivos da luta contra Hittler.

Dirigido por John Madden – mais conhecido por Shakespeare Apaixonado, que venceu em sete categorias no Oscar 1999, incluindo Melhor Filme -, O Soldado que Não Existiu fisga a atenção do espectador desde o começo ao aproximar-se bastante de documentários de época com parte de sua narrativa guiada através de um narrador personagem. Uma narração inicialmente enigmática, que embasa o conteúdo do roteiro, atiçando a curiosidade dos espectadores para entender a história do plano e das informações cruzadas que levaram ao sucesso da operação.

Netflix/ Divulgação

O roteiro é desenvolvido em uma teia de desvendar códigos e operações militares. Os diálogos são ricos em detalhes históricos e guiam a cena muito mais do que simplesmente ilustram os acontecimentos. Criando tensão de forma leve e continua, o drama dos personagens tão bem desenvolvidos chega a se arrastar em momentos pontuais, em paralelo com as boas transições e passagens de tempo.

Publicidade

Contando com uma fotografia que explora o melhor dos personagens e seus sentimentos, além dos contextos de elementos da época, O Soldado que Não Existiu traz uma verdadeira imersão histórica bastante prazerosa de assistir. Apesar do tema e história delicada, o ar social da segunda guerra, as festas, jantares, de forma animada e leve –  tal como momentos de alívio de tensão na trama.

Netflix/ Divulgação

Como o filme desenrola sua trama através do plano genial – a ideia mirabolante, que, apesar do risco, ajudou a salvar todo um continente, podemos dizer que a ideia central é a estratégia. Não sendo um filme de guerra no sentido clássico do termo (a única cena de guerra propriamente dita acontece no terceiro ato), mas sim uma obra historicamente imersiva onde a guerra é o pano de fundo do cenário, com suas estratégias e relações pessoais como narrativa principal.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Paddington | Curta para comemorar Jubileu da rainha é lançado no Youtube; Assista!

Paddington e a Elizabeth II se uniram em um curta-metragem....

Crítica | Vai Dar Nada

Estreia nesta quarta no streaming do Paramount+, Vai Dar...

The Flight Attendant | Sharon Stone é confirmada no elenco da 2ª temporada da série; Confira!

Segundo informações do Deadline, Sharon Stone foi confirmada no elenco da...

Rebel Moon | Personagem de Anthony Hopkins tem visual revelado por Zack Snyder; Confira!

Anthony Hopkins foi confirmado no elenco principal de Rebel Moon. O...

Pânico 6 | Parte do elenco da sequência é revelado; Confira!

Segundo informações do DiscussingFilm, a Paramount Pictures revelou parte do elenco de...
Gabriela Castello Buarquehttps://estacaonerd.com/
Jornalista com Minor em Cinema. Apaixonada por terror, preto, Halloween e mais um monte de coisa "estranha".

Deixe um comentário