Crítica | O Som do Silêncio (Sound of Metal)

Sempre que nos deparamos com alguém que tem alguma deficiência, geralmente, a primeiro momento, pensamos em como nossa vida poderia sem complexa ou difícil se fosse diferente. A realidade ainda pode ser mais dura no caso de uma deficiência acometer a pessoa que usa ou depende de determinado sentido para trabalhar e/ou viver. É usando essa ideia que O Som do Silêncio (Sound of Metal) da Amazon Prime nos leva a entender com ainda mais clareza o quão frágeis somos, e, como poderíamos lidar com alguma limitação ainda não existente na vida.

O filme conta a história do baterista Ruben (Riz Ahmed), que tem uma banda de Heavy Metal com sua namorada Lou (Olivia Cooke). Os dois estão prestes a começar uma turnê pelo país, quando Ruben começa a dar sinais de perca de sua audição. A primeiro momento, ele ignora os sinais, mas devido aos anos de comprometimento dos ouvidos pela música excessivamente alta, a situação se degrada bastante. A preocupação dele neste ponto é descobrir o que ainda pode fazer com a audição que lhe resta; como continuar com os shows e com sua namorada!

Amazon Prime / Divulgação

Ao descobrir que a perca de sua audição é irreversível, impossibilitando o mesmo de tocar e entender tudo que sua namorada diz, os traumas do passado começam a lhe atormentar novamente, por ser um ex viciado. Neste ponto é importante destacar o uso da edição de som no filme, alternando entre momentos de puro silêncio e de som normal cotidiano, estando ou não focados no personagem principal.

Lou, que também tem um passado complicado, que não é tão detalhado no filme, mas da pra notar pelas várias cicatrizes no pulso é de fato a pessoa que se torna a rocha para Ruben, o ajudando a encontrar um lugar para que o mesmo possa aprender a se cuidar, aprender a se comunicar (com sinais), mas também o separando da vida no novo caminho que ele tende a trilhar. Aqui o filme nos apresente a incrível Paul Raci, diretor de uma clínica de para deficientes auditivos que ajuda Ruben a entender que seu mundo mudou e que ele precisa aprender a conviver e sobreviver com sua deficiência.

Aqui a edição nos mostra o quão complicado seria ter de reaprender a viver sem saber se comunicar normalmente, e sem conseguir ouvir, mas também mostra que é possível apesar de todas as dificuldades. O filme se torna mais sensível. Se no início os gritos e o extremo barulho do Heavy metal dão ritmo, aqui, o som do vento e os pássaros dão a calma para ajudar na nova vida.

SOUND OF METAL Courtesy of Amazon Studios

A fotografia do filme também muda bruscamente, saindo do preto noir do início e se elevando, a medida que Rubem encontra um novo caminho, para tons calmos e belos, com paisagens diversas mas extremamente bem detalhadas.

Ainda cheio de reviravoltas, o filme ensina uma lição gigante sobre o querer e o poder em casos onde as pessoas não detém controle do que pode ser feito, ou curado. Com uma carreira promissora no início, o fim de Rubem apesar de dramático, é compreensível, e de uma forma para o público, justificável e triste.

O longa peca apenas em se estender mais do que deveria, criando pontas que não são úteis ao roteiro.

No mais, é um filme belo, para se ver e ouvir com atenção, com atuações individuais perfeitas e, que serve para refletir ainda mais em como poderíamos nos comportar caso algo mude completamente nossa vida, de uma hora pra outra.

Nota
Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Os Eternos | Nova imagem promocional revela visual da equipe de heróis; Veja!

Foi revelado detalhes do visual da equipe de Os Eternos. Confira: Os Eternos tem estreia está agendada para...

007: Sem Tempo Para Morrer | MGM confirma novo adiamento do filme

007: Sem Tempo Para Morrer estava agendado para 2 de abril, mas a MGM revelou ao Deadline que a estreia será em...

Thor: Amor & Trovão | Karen Gillan revela preparação para filme

No Instagram, Karen Gillan (Jumanji) revelou sua preparação para Thor: Amor & Trovão. Confira: https://twitter.com/mcubestof/status/1351080877577670662