Crítica | “Spinning” de Tillie Walden

A adolescência é uma fase complicada. Ainda mais se você tem dificuldade para se relacionar com as pessoas, como a personagem Tillie. Ganhador do prêmio Eisner 2018 na categoria de livros baseados na realidade, “Spinning” nos leva a uma viagem na trajetória de vida da autora, em suas descobertas e seus desejos.

A cronologia dos cotidiano da jovem Tillie parece repetitiva: Acordar, treinar no ringue de patinação no gelo, se esforçar, estudar, lidar com diversas pessoas e conciliar seus interesses pessoais. Entretanto, o relato busca de maneira lírica e sensível tratar de temas pertinentes, tais como o amadurecimento e as descobertas da adolescência, que aparece gradualmente na obra e que nos convida a rir e chorar em diversos momentos.

Por se tratar de uma história em quadrinhos, devo destacar as ilustrações que diversas vezes quebram sutilmente o padrão imposto por Walden para fazer jus aos eventos mencionados. Essa configuração permite ao leitor sensações visuais diferentes e mais interativas, como por exemplo, um momento da obra em que literalmente a autora desenha os gráficos e padrões em que a jovem Tillie deveria rigorosamente seguir para ganhar a aprovação dos juízes e participar de sua categoria em uma competição.


Vários personagens que compõe a obra – que normalmente ganham mais visibilidade nesses tipos de narrativas – não aparecem, o que reforça a ideia principal da autora que é realmente focar na jovem Tillie, por completo. Claro que personagens coadjuvantes são impostos para defender e dar contexto ao universo da protagonista, ainda que apareçam de maneira bem sutil e natural.

“Spinning” é um clássico sobre como o amadurecimento e os estados emocionais de um indivíduo são trabalhados de maneira delicada, frágil e impressionante.

Autora: Tillie Walden

Tradução: Gabriela Franco

Editora: Veneta

Páginas: 400

Preço: R$ 84,90

NOTA
Luíza Rochahttp://estacaonerd.com
Ninguém é feliz por completo. Ou falta assistir um bom filme ou falta dormir.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS