dom, 23 junho 2024

Crítica | Super Mario Bros. O Filme

Publicidade

Em 1985, foi lançado na Nintendo o primeiro jogo da franquia Mario Bros, Super Mario Bros. No primeiro game, a missão era resgatar a Princesa Peach do vilão Bowser. Em 2023 chega aos cinemas, Super Mario Bros. O Filme, a primeira animação baseada na franquia de jogos e a segunda adaptação do jogo nos cinemas. No novo filme vemos que o terrível Bowser está querendo dominar o Reino dos Cogumelos, governado pela Princesa Peach. Misteriosamente, Luigi e seu irmão encanador Mario acabam viajando para o reino e quando Luigi é raptado, Mario se torna o único capaz de deter o vilão e restabelecer a paz.

O roteiro de Matthew Fogel foca numa narrativa que atualiza a história do “guerreiro de outro mundo” que se torna salvador da pátria, de um universo paralelo. Algo que, mesmo não sendo inovador, funciona muito bem durante todos os 93 minutos de duração. O filme, porém nunca se propõem a responder questões de como as situações vistas acontecem, se contentando apenas em desenvolve-las, de modo satisfatório e apresentando soluções para os problemas criados, que são inventivas e pra lá de forçadas. Mas todas elas se encaixam na história do jogo que é recriado com êxito na telona. Diversos elementos dos games da franquia são vistos na narrativa, alguns com grande importância na história, outros com menos importância e outros ainda são vistos na forma de divertidos easter-eggs. Um exemplo é quando vemos Mario e Luigi atravessando o Brooklyn, a cena é uma recriação perfeita de um nível do jogo do Mário Bros e irá tirar um sorisso do rosto dos fãs. Elementos como esses devem fazer encher o coração dos fãs de nostalgia e alegrar as crianças, que ainda não conhecem a franquia de jogos.

A direção da dupla Aaron Horvath e Michael Jelenic (Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas) aposta em piadas rápidas e numa construção de universo que é deslumbrante! Cada um dos reinos apresentados tem seus ambientes construídos com perfeição técnica de fazer inveja. A fotografia é bastante colorida e os ambientes são bem criativos, destaque para o Reino Sombrio, o Reino dos Pinguins e o dos Cogumelos, este último é o mais bem explorado e mostra o capricho dos realizadores com os detalhes. Outro destaque é a trilha sonora que é frenética e acrescenta bastante na dinâmica da trama. Além da inserção de trechos de temas que do game, em novas versões que são encantadoras e divertidas.

Publicidade

Dos personagens, alguns tem um desenvolvimento melhor do que outros durante a história. Bowser tem uma sede de poder que nunca é justificada, ele é mau e pronto! Além dele, Luigi acaba sendo desperdiçado na história. A dinâmica familiar que poderia ser o cerne da trama, dá espaço a uma aventura de resgate. A relação entre Mário e Luigi e emocionante, mas acaba perdendo espaço. O que é uma pena, mas que não atrapalha a diversão. Os destaques acabam sendo Mário e a Princesa Peach que são bem desenvolvidos durante todo o filme e possuem uma boa química em tela. Além deles, vale citar também uma criaturinha brilhante, sem nome, que aparece na prisão. Ela e sua visão pessimista sobre a vida divertem, arrancando boas risadas.

Super Mario Bros. O Filme é uma animação cativante e lúdica. Que irá encantar quem possui algum conhecimento sobre a franquia de games, além de gerar curiosidade, e quem sabe, uma nova paixão em quem não conhece. Esse filme é diversão é garantida!

Ps. Super Mario Bros. O Filme possui duas cenas créditos.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Divertida Mente 2 | Disney confirma sequência da animação!

Divertida Mente é sem dúvidas um dos maiores sucessos...

Crítica | Divertida Mente 2

Quase uma década depois do primeiro filme, a Disney/Pixar...

Meu Filho, Nosso Mundo | Filme ganha nova data de estreia nos cinemas; Confira!

MEU FILHO NOSSO MUNDO (Ezra), filme dirigido por Tony Goldwyn,...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Em 1985, foi lançado na Nintendo o primeiro jogo da franquia Mario Bros, Super Mario Bros. No primeiro game, a missão era resgatar a Princesa Peach do vilão Bowser. Em 2023 chega aos cinemas, Super Mario Bros. O Filme, a primeira animação baseada na...Crítica | Super Mario Bros. O Filme