qui, 18 julho 2024

Crítica | Um Tira da Pesada 4: Axel Foley

Publicidade

Um Tira da Pesada é uma comédia de ação oitentista estrelada por Eddie Murphy (Um Príncipe em Nova York). O primeiro filme da franquia mostrou um policial de Detroit que visitou as ruas de Beverly Hills, Califórnia, para resolver o assassinato de seu melhor amigo. 40 anos depois, Axel Foley, personagem de Murphy, retorna a Beverly Hills. Sua filha Jane é ameaçada por uma gangue de mafiosos muito perigosa, e o policial terá a missão de defendê-la.

O retorno de Murphy a cidade de Beverly Hills se inicia com uma cena de abertura, que dá ideia do que vamos conferir na nova ventura. Muitas piadas, nostalgia, carisma e cenas de ação que tem seus altos e baixos. A produção tem direção de Mark Molloy (The Underdogs) que aposta suas fichas no talento de seu protagonista e na sua interação com os demais personagens da história. É nesse momento que a produção tem seus melhores momentos, ao deixar o texto do time de roteiristas (são seis autores) extrair o melhor do seu elenco.

Foto: Melinda Sue Gordon/Netflix

No entanto, se a produção funciona bem como comédia é preciso salientar que como filme de ação, ela tem seus altos e baixos. Murphy tem 63 anos e é totalmente inviável imaginar que o mesmo consiga executar cenas de ação como antigamente, a saída e colocar o ator em poucas cenas que exijam dele vigor físico. O roteiro então opta por criar cenas que usam muitas perseguições automobilísticas e tiroteios. O problema é que mesmo assim, algumas delas são mal coreografadas e dirigidas, deixando claro a falta de energia que a situação apresentada tem. A cena de assalto, vista na abertura, é uma prova disso e mostra o nível que teremos em todas as cenas de ação da produção.

Publicidade

O roteiro é muito leve e aborda diversas situações humor. Mesmo aquelas onde o texto tenta ser sério. A produção consegue em algum momento quebrar essa tensão inserindo uma piada. Os novos personagens tem suas motivações bem estabelecidas: Taylour Paige (Zola), Joseph Gordon-Levitt (A Origem) e Kevin Bacon (Footloose) constroem personagens que tem arcos interessantes. Já Judge Reinhold e John Ashton (Fuga à Meia-Noite) retornam para fazer participações especiais.

Um Tira da Pesada 4: Axel Foley tem o espírito de uma produção oitentista e se apoia no carisma de seu protagonista para contar sua história reciclada. Assista sem cerimônia e se divirta com essa produção que (re)apresenta um herói da década passada.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Divertida Mente 2 | Disney confirma sequência da animação!

Divertida Mente é sem dúvidas um dos maiores sucessos...

Crítica | Hachiko: Para Sempre

Histórias com cachorrinhos sempre são um tópico sensível para...

Crítica | A Filha do Pescador

Em A Filha do Pescador (La Estrategia del Mero),...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Um Tira da Pesada é uma comédia de ação oitentista estrelada por Eddie Murphy (Um Príncipe em Nova York). O primeiro filme da franquia mostrou um policial de Detroit que visitou as ruas de Beverly Hills, Califórnia, para resolver o assassinato de seu melhor amigo. 40 anos depois, Axel Foley, personagem de...Crítica | Um Tira da Pesada 4: Axel Foley