sex, 23 setembro 2022

Crítica | Uma Pitada de Sorte

Publicidade

Toda comédia cinematográfica tem como objetivo principal extrair humor de uma determinada situação para trazer uma reflexão sobre um tema ou apenas debochar e satirizar certas situações, afim de conseguir risos. Juntamente com o drama, este é um dos mais importantes gêneros do cinema e acredite: fazer rir é algo difícil! Atualmente, as comédias nacionais tem alguns atores que são quase unanimidade nos quesitos sucesso na bilheteria e na arte de arrancar risos do espectador: Fábio Porchat (O Palestrante), Leandro Hassum (Vizinhos), Samantha Schmütz (Tô Ryca 2) e, o saudoso, Paulo Gustavo (Minha Mãe é uma Peça) são alguns desses nomes. Para aumentar a galeria de atores do gênero e a lista produções do gênero, estreia nos cinemas no dia 15 de setembro, a comédia Uma Pitada de Sorte, que é estrelada por Fabiana Karla (Lucicreide Vai pra Marte).

O filme conta a história de Pérola, mulher que vive com a mãe e um irmão menor adotivo. Seu grande sonho é ser reconhecida como chef e enquanto seu desejo não se torna realidade, a moça trabalha como animadora de festas infantis e sous chef (o segundo no comando de uma cozinha) em um restaurante na Zona Sul do Rio. Tudo começa a mudar na vida de Pérola quando ela é aprovada num teste para ser auxiliar de um renomado chef em um programa de televisão. A produção dirigida por Pedro Antônio Paes (Um Tio Quase Perfeito) é simples e deseja mostrar que os humilhados podem ser exaltados pelo seu esforço. Além disso, a produção decide abordar temas como família e o medo do desemprego de modo honesto, e consegue mostrar o lado engraçado dessas situações, algo que fará o espectador se identificar com a luta que a protagonista enfrenta. Toda a ideia é bastante interessante, mas desenvolvida com alguns altos e baixos. O principal problema é como a história é construída. De início somos apresentados aos personagens principais por uma narração em off, dinâmica e interessante, que some sem deixar vestígios da história. Acompanhamos situações divertidas envolvendo os perrengues que a protagonista enfrenta, mas se analisarmos essas situações vemos que elas não se encaixam perfeitamente na trama. A edição transforma essas situações em pequenas esquetes sobre o tema, o que deixa uma sensação estranha em alguns momentos. A história escrita pelo trio Regiana Antonini (Me Tira da Mira), Álvaro Campos (Altas Expectativas) e Pedro Antonio cria situações divertidas, sem cair no pastelão e abusa do carisma do seu elenco para encantar: Mouhamed Harfouch (Rensga Hits!), Jandira Martini (10 Horas para o Natal) e JP Rufinoqu (O Dono do Lar) são os grandes destaques em seus papéis e brilham ao lado de Fabiana Karla. A atriz que consegue tanto com o improviso, como com as tiradas ácidas do texto arrancar risadas e algumas gargalhadas. O filme apresenta algumas situações que podem não funcionar no quesito humor, mas sempre tem uma tirada esperta para apresentar. Nas sacadas em que consegue arrancar risos, o grande mérito se deve à química do elenco, que é ótimo! Fabiana Karla consegue com leveza e bastante carisma, criar situações que farão o espectador se divertir.

Porém é inegável notar que o filme tem um forte apelo à linguagem televisiva e toda a ambientação criada pela trama acaba por ser comportada demais. Ainda é perceptível o uso de alguns clichês das comédias nacionais, mas nada que atrapalhe a diversão. O que pode atrapalhar realmente é a edição da trama que confunde dinamismo com rapidez e corta diversos trechos da história, algo que deixa a história em alguns momentos confusa, pois não sabemos como o personagem X chegou no lugar Y e por que ele fez a ação Z. Até os personagens mudam de comportamento sem uma razão bem que faça sentido, provavelmente pois a cena que explicaria tal ação foi deletada.

Publicidade

Uma Pitada de Sorte é uma comédia nacional que trata sonhos. Uma trama que possui um elenco pra lá de carismático e que conta com Fabiana Karla em mais uma boa atuação como protagonista. Que venham mais comédias estreladas pela atriz, para fazer a alegria dos fãs de comédias nacionais.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Paddington | Curta para comemorar Jubileu da rainha é lançado no Youtube; Assista!

Paddington e a Elizabeth II se uniram em um curta-metragem....

Crítica | Vai Dar Nada

Estreia nesta quarta no streaming do Paramount+, Vai Dar...

Adão Negro | Ator revela bastidores dos efeitos visuais do filme; Confira!

Dwayne Johnson revelou no Instagram algumas fotos dos bastidores da...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe um comentário