[s3r star=4,5/5]

Para começar, o que você precisa saber é que se você pretende ir assistir a X-Men Apocalipse faça um esforço e assista 3D, IMax… A melhor tecnologia possível! Sei que é caro mas o filme vale cada centavo, sério!

Então vamos ao filme… A introdução é muito boa, se você não assistiu aos filmes anteriores não ficará totalmente perdido.

A trama gira em torno de Apocalipse, ou Em Sabah Nur (Oscar Isaac), o mutante original. Ele tem o poder de transferir sua consciência para outro corpo e absorver os poderes do corpo humano apossado (se este for mutante), ficando sempre em um corpo mais jovem e com as mais diversas habilidades acumuladas.

Se você não se lembra, no fim de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, nos despedimos da trama com Mística e Magneto cada um seguindo um caminho longe dos X-Men (e consequentemente de Charles Xavier). Na saga contra Apocalipse, todo o ódio que os dois mantinham em seus coraçõezinhos se dissipou para algum lugar no além.

Se no filme anterior Mística e Magneto combatem o ódio dos humanos com mais ódio, neste longa as duas personagens já não estão nesta sintonia. Enquanto Mística aclamada heroína depois do último longa, leva a vida ajudando mutantes que estão sendo caçados, Magneto abandonou a vida de psyco-que-aleja-amigos para um homem de família, casado e com uma filha pequena.

A primeira aparição de Erik acontece quando ele, envolvido por uma vida de paz e bem fora dos holofotes com sua família feliz, acaba por se render a uma boa ação. Essa sequência merece spoiler: [spoiler]Após salvar um colega de trabalho que seria esmagado por uma caldeira de ferro fundido, ele é denunciado para a polícia. Ao se render, sua filha Nina fica assustada e mostra que filha de peixe, peixinho é. Com a angústia de ver o pai sendo levado pelos polícias Nina se desespera e controla algumas aves para atacar os polícias que, com medo, acabam por matar Nina e sua mãe acidentalmente despertando o Magneto sanguinário que nós já conhecemos (e amamos). O assassinato das duas foi diferente dos quadrinhos, onde elas são mortas carbonizadas, mas isso não desmereceu a cena. Após a morte das duas Magneto mata todos os polícias com o pingente do colar de Nina.[/spoiler] WTF Yeah, Magneto is back, baby!

Após seu despertar, Apocalipse sai em busca dos 4 cavaleiros e convoca Tempestade (Alexandra Shipp), Anjo (Ben Hardy) [que tem uma transformação excepcional], Psylocke (Olivia Munn) e Magneto (Michael Fassbender). Com a promessa de ajudar os mais fortes a dominarem o mundo. O filme é cheio de sacadas religiosas inteligentíssimas, Apocalipse é claramente comparado a Deus, se colocando superior à todos os seres humanos e afirmando por diversas vezes o quanto nos vendemos idolatrando ídolos e máquinas. Olha você aí viciado no wpp

Uma cena que merece atenção extra é a em que Magneto visita e destrói Auschwitz, relembrando todo o ódio vivido por ele na época dos campos de concentração e todas as perdas acumuladas ao longo da vida. Cena muito bem feita que envolve vários efeitos e o áudio, sério, indescritível.

O alívio cômico deste longa tem a mesma fórmula do filme anterior da série, mas funciona! Cheio de slow motions e detalhes extremamente bem feitos, a cena segue ao som de Sweet Dreams (Are Made Of This), do duo Eurythmics. Apesar de ser um pouco longa e sucedida de um momento choroso [spoiler]em que nos despedidos de Alex (Lucas Till), meu Scott favorito, que morre na explosão,[/spoiler] a sequência em que Mercúrio (Evan Peters) salva os moradores da mansão de uma explosão é uma das melhores de todo o longa.

Mercúrio então se junta à trupe de Charles Xavier (James McAvoy) com os novatos Scott Summers (Tye Sheridan), Jean (Sophie Turner) e Noturno (Kodi Smit-McPhee), além dos já conhecidos Mística (Jennifer Lawrence) e Fera (Nicholas Hoult).

Pausa dramática nesse momento! [spoiler]Ao serem capturados por militares extremamente bem preparados com soros e armas que restringem os poderes dos X-Men, eles são levados para uma base militar e Jean Grey (a sem graça Sonsa de GOT) encontra, ninguém menos que Logan, ainda preso como um animal e sem memórias felizes.[/spoiler] Infelizmente a cena em que Wolverine é libertado de sua jaula não foi surpresa, já que fez parte do último trailer divulgado. Visualmente falando, faltou sangue nessa cena, mas deu pra matar a saudade do Wolverine e preparar o coração para o último filme dele com a atuação de Hugh Jackman (o melhor Wolverine de todos os tempos).

Aparição rápida, e já esperada, de Stan Lee, nosso ídolo Mor ♥.

QUE RUFEM OS TAMBORES E você ainda está aí se perguntando onde enfiaram todo aquele cabelo do Professor Xavier. [spoiler]Na transferência de consciência (e acúmulo de poderes), o corpo que será possuído pela consciência de Apocalipse também se transforma fisicamente nele, logo, se Apocalipse é careca o Professor Xavier fica?…….. CARECA! Tão obvio que chega a ser chato né?! haha[/spoiler]

A última cena de ação do filme é de arrepiar,[spoiler] junto aos X-Men, Jean desperta a Fênix com todo o seu poder.[/spoiler] QUE CENA! Se você, assim como eu odeia a SonsaSansa, é essa cena que vai te fazer agradecer pela presença dela no filme.

De forma geral é um filme muito bem produzido, com foco nas cenas de ação (como esperado), os efeitos são espetaculares, as cenas são bem feitas e dosadas, ele segue a linha dos demais e respeita ao máximo as histórias originais dos quadrinhos. Achei a participação de Jennifer Lawrence muito fraca e com uma importância superestimada, James McAvoy como Professor Xavier consegue transmitir exatamente como eu imagino que seria o professor (fala mansa e olhar condescendente), Michael Fassbender não preciso falar muita coisa também todas amamos excelente ator, e sobre Sophie Turner OK, me convenceu.

Pós X-Men só tenho uma coisa a dizer: a DC vai ter que ralar muito mais que em Batman vs Superman se quiser bater a Fox produzindo longas dos quadrinhos Marvel.

Como esperado, temos pós-créditos! É uma chamada para o próximo filme indicando quem será o vilão. E esse spoiler, eu não vou te dar! haha Mentira, se a ansiedade apertar… [spoiler] A cena pós-créditos mostra uma maleta com a escrita “Essex”, sugerindo que Sr. Sinistro será nosso combatente no próximo longa da série.[/spoiler]

Se você pretende sair correndo para assistir ao filme, vai esquentando com o trailer: