Em uma recente entrevista ao portal TheWrap, o cineatsa Denis Villeneuve, responsável por Duna e Duna: Parte 2, afirmou que, embora ainda se sinta inspirado pela obra de Frank Herbert, estender sua jornada na saga para além de um terceiro filme não seria prudente, anunciando que Duna: Parte 3 será seu último trabalho dentro desse universo.
“Minha maior surpresa foi perceber que não quero fugir de Arrakis. Achei que, depois da Parte 2, eu precisaria de uma pausa, que iria querer escrever outros filmes ou fazer algumas coisas antes de voltar para Messias de Duna. Mas as imagens continuaram vindo à minha mente, e meu apetite pelo universo de Arrakis permanece intacto. Ainda quero voltar, mas apenas uma última vez.” Explicou Villeneuve.
O diretor descreveu a sua adaptação da obra de Herbert como “o projeto mais desafiador e gratificante” de sua carreira, alegando que está ciente de quanto deve encerrar sua jornada em Arrakis:
“Eu amo este universo, mas há um limite para quanto tempo você pode se dedicar a um único mundo sem prejudicar sua própria criatividade,”afirmou Villeneuve. “Estou ansioso para encerrar essa história com Duna: Parte 3 e, depois disso, explorar novos horizontes.”
Ainda sem muitos detalhes divulgados pela produção, Duna: Parte 3 deve continuar explorando a trajetória de Paul Atreides (Timothée Chalamet), enquanto ele enfrenta as complexidades de seu papel como messias do povo Fremen. A expectativa é que o filme traga elementos do livro Messias de Duna, segundo volume da série.
Ainda não há previsão de estreia para Duna: Parte 3, mas novos detalhes devem ser divulgados em breve pela Legendary Studios.