sex, 19 abril 2024

Enciclopédia Negra, de Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia M. Schwarcz

Publicidade

Dia 29 de março chega às livrarias o livro Enciclopédia Negra, de Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. No livro, os autores passam em revista o período da escravidão e do pós-abolição a fim de restabelecer o protagonismo negro em nossa história. E o fazem alcançando o que há́ de singular, multifacetado e profundo na existência particular de mais de quinhentos personagens.

Imagem: divulgação Companhia das Letras

São profissionais liberais; mães que lutaram pela alforria da família; ativistas e revolucionários; curandeiros e médicos; líderes religiosos que reinventaram outras Áfricas no Brasil, pessoas cujas feições foram apagadas pela história. Por isso, 36 artistas negros, negras e negres criaram retratos inspirados pelos verbetes desta enciclopédia, aqui reunidos em um belíssimo caderno de imagens. Em um momento de produção e disseminação errática de informações, esta obra contribui para conformar um seguro repositório de experiências individuais e coletivas às quais — como pessoas e como sociedade — podemos recorrer em busca de inspiração e orientação.

Pinacoteca
Além do livro, o projeto da Enciclopédia negra, que conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga, inclui outras ações como uma exposição organizada pela Pinacoteca de São Paulo prevista para inaugurar no dia 10 de abril. A mostra homônima reúne 100 retratos de personalidades negras da história do Brasil produzidos por 36 artistas negros contemporâneos. Dentre os artistas estão Antonio Obá, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Castiel Vitorino, Dalton Paula, Daniel Lima, Desali, Igi Ayedun, Juliana dos Santos, Moisés Patricio, Mônica Ventura, Nadia Taquary, Panmela Castro, Paulo Nazareth, Rebeca Carapiá, Renata Felinto, Rodrigo Bueno, Sônia Gomes e Tiago Sant’Ana.

Publicidade

Os retratos integrarão a coleção da Pinacoteca de São Paulo posteriormente, criando uma importante intervenção no que diz respeito à busca por maior representatividade de artistas negros, negras e negres no museu. A exposição será a primeira visualização pública do resultado do projeto, que depois irá percorrer outros espaços.

Serviço:
Enciclopédia negra, de Flávio Gomes e Jaime Lauriano e Lilia M. Schwarcz
Lançamento: 29 de março
Páginas: 789
Preço:  R$89,90      

Exposição:
Enciclopédia negra
Curadoria: equipe do projeto Enciclopédia Negra e da Pinacoteca de São Paulo
De 10.04.21 a 11.10.21 (previsão)

Publicidade

Publicidade

Destaque

Critica | Megamente VS Sindicato da Perdição

O filme Megamente, lançado em 2010, marcou uma importante...

Crítica | Imaculada

Seguindo o sucesso comercial de filmes como A Freira...

Crítica | Jorge da Capadócia

No próximo dia 23 de abril, comemora-se o dia...

Crítica | Abigail

      Após tomarem frente na retomada da franquia Pânico, de...

‘Transformers: O Início’ ganha primeiro trailer

Os autobots estão de volta para uma aventura inédita...
Geórgia Amorim
Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, redatora e fã de música eletrônica! <3 Posto umas besteiras lá no meu instagram @GeorgiaAmorim