Bem vindos a primeira entrevista cosplay do site, espero que gostem. Alexandre Cavalcante é um cosplayer incrivel que tive a honra de conhecer na estreia de Vingadores: A era de Ultron, — Ironicamente, eu estava de Demolidor e ele de Rei do Crime. Sim! Foi rivalidade à primeira vista —  tenho certeza que é a pessoa ideal para ser o primeiro de muitos cosplays que serão entrevistados.

Ficha Técnica

Nome: Alexandre Cavalcante

Apelido: Lord

Cidade/estado onde mora: Mogi das Cruzes, SP.

Hobbies: Cinema, séries, quadrinhos e é claro, cosplays.

 Filme favorito: Rapaz, amo cinema, é difícil escolher UM filme favorito… E 2016 mal começou e com certeza ficarei mudando isso, mas atualmente com certeza será Peanuts, O Filme que é um sonho realizado há muito tempo!!!

Livro Favorito: Harry Potter sem dúvida…

Personagem favorito: Batman; é lógico… Sou batmaníaco extreme desde meus sete anos quando vi o filme de Tim Burton nos cinemas em 1989. Tenho até um espaço dedicado ao Batman na minha biblioteca, uma estante própria na cor roxa onde coloco os quadrinhos e miniaturas e perto um quadro do Coringa para combinar com a estante roxa. Ainda tenho que emoldurar um cartaz do Batman e o cartaz do primeiro CCXP que tem o Batman e Coringa.

Page: https://www.facebook.com/lord.a.cosplayer

Grupos que administra:

Atualmente administro três grupos: Asilo Gotham, Cosplays Nintendo Brasil e Cosplayers do Alto Tietê.

Asilo Gotham é um grupo de notícias de filmes e séries, humor, discussão, cosplays, eventos e outros relacionados ao Batman e é claro, ao Universo DC.

Já Cosplays Nintendo Brasil é um grupo de cosplayers que têm cosplays dos personagens da Nintendo. Antes era um grupo de Super Smash Bros e acabou crescendo e mudamos o nome. Ali vocês podem combinar grupos do jogo Mario e Cia, Sonic, Pokémon além de trocar informações sobre jogos e notícias da Nintendo.

Com Cosplayers do Alto Tietê, a ideia é reunir os cosplayers que moram na região do Alto Tietê que é formada pelas cidades de Mogi, Suzano, Salesópolis, Ferraz e outras e ali da mesma forma poderemos interagir, fazer amizades, combinar grupos de cosplays e promover ações sociais na região do Alto Tietê.

Quem estiver interessado em entrar em qualquer um dos meus grupos, é só entrar nos links e esperar ser aceito.

https://www.facebook.com/groups/asilogotham

https://www.facebook.com/groups/cosplayssbbrasil

https://www.facebook.com/groups/cosplayersdoaltotiete

12511802_1123885630956401_739940499_n

Há quanto tempo você faz cosplays?

Completarei dois anos no final de março quando deve rolar o evento Dia do Fã 2016. Usei meu cosplay do Pinguim pela primeira vez em 2014 nesse mesmo evento.

O que te levou a seguir o caminho de cosplayer?

Nenhum motivo, nem influência… Apenas quando pensei no evento Dia do Fã e vejo a galera usando cosplay, eu pensei em fazer algo também e como curto Batman e notei o pessoal nos eventos em geral fazendo do Coringa, Charada, Mulher Gato, mas nunca vi ninguém ter feito o Pinguim, então eu comecei a simplesmente fazer cosplay dele na versão do Arkham City. E posteriormente, notei nos eventos de cultura oriental como Anime Friends, uma galera ir de Mario, Luigi e Cia, mas ninguém faz o Wario, Bowser, Waluigi. E como adoro o Wario, fiz o cosplay dele que ficaria perfeito para usar nos dias mais quentes.

O que o cosplay trouxe de experiência para sua vida profissional? Você trabalha com isto hoje ou é apenas um hobby?

Quando comecei é um hobby. Assim como recentemente comecei a participar de ações sociais com uma galera do bem e agora nesse ano há possibilidades de trabalhar com cosplay, mas ainda é cedo para confirmar algo. E ano passado eu recebi uma Moção de Aplauso pelo meu amigo e vereador Professor Edirlei na Câmara onde trabalho em reconhecimento aos meus cosplays.

E o que o cosplay trouxe de bom para a sua vida pessoal?

Amizades. Muitos amigos novos que curtem cosplays e interesses em comum. E o círculo de amizades só tem a crescer o que é muito bom pra mim, pois devido ao meu trabalho, quase não tenho vida social. Então, fazer cosplay trouxe isso para mim e poder curtir com amigos nos eventos em geral.

Já ganhou algum prêmio (nacional ou internacional) de melhor cosplayer?

Não, nunca ganhei em nenhum evento. Quando participo dos concursos, apenas desfilo tranquilamente. Como eu disse, meus cosplays é apenas para me divertir, para a galera tirar fotos com seus personagens favoritos. Não faço cosplays pra ganhar concursos, mas se eu ganhar apenas com desfile ou com boa apresentação, então eu fiz algo certo.

Para você, quais são as maiores dificuldades e desafios de um cosplayer no Brasil, atualmente?

Encontrar tecidos corretos para a confecção de cosplay, perucas estilizadas onde atualmente só conheço apenas uma pessoa que trabalha com isso, materiais próprios para confeccionar itens e cosplays os quais muitas pessoas acabam encomendando de fora e que corre o risco de ser taxadas com valor muito alto, mão de obra especializada achando que cosplayer é rico assim como mão de obra que faz itens meia boca e cobra valor alto, materiais que não encontramos no Brasil e quando encontramos estão com valores absurdos, eventos mal preparados para lidar com os cosplayers, e acima de tudo, a falta de respeito com os cosplayers como rolou a história da reportagem do Uol e a do programa Pânico Na TV que o mundo cosplay ficou furioso com essas situações.

Você se sente como o personagem quando veste a roupa? Como é a experiência?

Sim, dependendo do personagem. Se a pessoa usa cosplay de personagem que apronta muito como Coringa, Deadpool, entre outros, ele vai zuar e aprontar com todos no evento; se for personagem sério como o meu Rei do Crime, ele será sério nas fotos ou furioso em uma cena de luta com Demolidor em uma filmagem. Varia muito de pessoa pra pessoa assim como depende do cosplay que está usando no momento. Mas a experiência é muito boa demais, pois você se diverte encenando poses memoráveis e situações diferentes. Vários amigos meus fizeram fotos encenando uma cena memorável nos quadrinhos por exemplo.

12498814_1123885740956390_1484741243_n

Qual foi o seu primeiro cosplay?

Meu primeiro cosplay foi o Pinguim, de game Batman: Arkham City.

Já Fez o cosplay do seu personagem favorito? 

Sempre faço cosplays dos personagens que eu gosto. Não funciona de jeito nenhum, você fazer cosplay de um personagem se você não o conhece para poder posar para fotos ou agir para filmagens de eventos. Então, sempre prefira fazer de personagens que VOCÊ conhece e que goste tanto para diversão como para o trabalho. Eu, em minha opinião, não gosto dos cosplayers que fazem tal personagem se ele não conhece. Afinal, é bem comum um cosplay ser abordado por um fã do personagem e querer conversar sobre ele e acaba sendo decepcionado em saber que o cosplayer não sabe nada sobre o personagem que está fazendo.

Esta trabalhando em algum cosplay atualmente? Qual?

Quem é cosplayer sempre estará trabalhando em um cosplay… Rsrsrs… E atualmente tenho oito projetos para fazer, desses oito estou empolgado para fazer cosplays do Lord Varys da série Game of Thrones, Sandman da animação A Origem dos Guardiões e o vilão Robotnik dos jogos do Sonic.

O que a sua família acha disso?

Minha família, no caso; só tenho a minha mãe e ela acha que é gastar dinheiro à toa. Sempre fala isso… Que só gasto com cosplays! Mas na hora de ver as fotos dos eventos, aí ela gosta, mas depois de ver as fotos, faz uma careta de quem eu não tomo jeito… Rsrsrs… Mas meus primos que me acompanham no face curtem as fotos, se divertem e até convido eles para aparecerem em algum evento para se divertirem também, mas ainda não apareceu a oportunidade.

Tem namorada (o)? Se sim. O que ela (e) acha disso?

Não, estou solteiro atualmente. Mas estou à procura, ok? Só tem que curtir Batman e cosplays, só isso! Rsrsrsrs…

Sofre algum tipo de preconceito?

Desde que comecei com cosplays, não sofri nenhum preconceito de nenhum tipo. Até porque eu sempre escolhi personagens que tenham o meu físico, o meu porte, o meu rosto quando possível. E tem sido muito bom…

 

Confira algumas fotos dos seus cosplays em nossa galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.