No mês de Junho, o Estação Nerd conversou com Daniel Lima, também conhecido como Grind Cosplayer, paulista, bancário, formado em Ciências Contábeis. Daniel é um dos fundadores da página/canal youtube/blog Complô Nerd onde, segundo ele, brinca com textos e matérias que sempre teve vontade de fazer como jornalista.

E.N. : Vamos começar com uma pergunta clichê mas que sempre é interessante e todos querem saber. Como tudo começou ? Qual foi o start p/ você começar com os cosplays ?

D.L. :  Primeiramente gostaria de agradecer o convite para esta entrevista. Bom vamos ao mais importante, as perguntas rs. Eu costumo frequentar eventos desde 2007 / 2008. Foi onde tive contato com a arte do Cosplay pela primeira vez. Na época eu vivia com uma pessoa que não apoiava muito esse tipo de arte então acabei por deixar todo esse projeto e planejamento engavetado por um tempo.
Em 2014 (sim muito tempo assim depois) retomei minhas visitas a eventos Geek e tive contato com um cosplayer maravilhoso de Seiya de Pégaso versão filme Lenda do Santuário. Ver aquela perfeição acendeu um monstro que tinha dentro de mim e comecei a guardar grana, pois queria começar a fazer Cosplay e decidi que seria de Saint Seiya o primeiro.
No ano seguinte, meu marido começou a fazer Cosplay inspirado na Saga de Harry Potter e eu ainda estava guardando dinheiro e pesquisando formas de fazer a armadura de Cavaleiro que eu tanto queria (sem sucesso, pois sou uma negação para trabalhos manuais). Em um dos eventos em que fui com ele, tive o primeiro contato com o Grupo Cosmix, um grupo de cosplays que faziam os 12 Cavaleiros de Ouro de Saint Seiya e fiquei louco. Peguei o contato deles e já entrei em contato logo em seguida. Com o dinheiro que eu tinha guardado, encomendei com eles a minha armadura e a partir daí minha correria com o mundo Cosplay começou. Estreei meu primeiro Cosplay (Saga de Gêmeos) em Setembro de 2015.

E.N. : Você é formado em Ciências Contábeis, mas comentou que seu primeiro objetivo era Jornalismo. Isso te influenciou diretamente na criação do Complô Nerd ?

D.L. : Quando terminei o Ensino Médio, tinha a ideia clara de ser jornalista, pois meu desejo era trabalhar em uma redação de Games fazendo matérias (eu era fascinado na época pela falecida Ação Games) Na época eu já trabalhava na área bancária/financeira e um cliente me disse que eu não precisava ter a faculdade em si para exercer a profissão de jornalismo. Então pulei para a segunda alternativa de curso. O desejo de fazer matérias sempre foi alto. Meu marido começou com um canal no Youtube e um tempo depois me veio a ideia de montar um blog para fazer matérias que complementavam os vídeos dele. E cá estou eu fazendo o que eu sempre quis fazer desde o começo. (risos)

E.N. : Você é casado e tem 3 filhos peludos, o que necessita de tempo e dedicação. Para ser cosplayer também precisa. Sempre houve compreensão nessa área na hora da divisão do tempo ?

D.L. :  A divisão de tempo sempre foi tranquila. Tanto eu quanto meu marido somos cosplayers, então quando temos eventos seguidos (exemplo vários dias de AF ou CCXP) geralmente pegamos para acordar de 1 a 2 horas antes para fazer as tarefas diárias dos meus dogs. Ainda assim, se vemos que vamos ficar muito tempo afastado, corremos atrás de alguém para dar uma olhadinha neles.

E.N. : Seus cosplays são muito detalhados. A confecção de cada peça é  totalmente sua ou tem algum cosmaker que te ajuda ?

D.L. : Sim. Infelizmente eu não tenho muita habilidade manual para fazer coisas muito detalhadas. As armaduras são sempre feitas pelo pessoal da Forja do Hefesto. Os cosplays que utilizo roupa foram feitos por outro cosmaker. Recentemente eu brinco de fazer uma coisa ou outra, mas nada muito sério. Eu aprendi a dar um jeito nas minhas perucas e maquiagem pelo menos e sempre tento aprimorar de alguma forma uma coisa ou outra nos meus cosplays.

E.N. : Quantos e quais cosplays você já fez ?

D.L. :  Comecei em 2015, então não tenho uma gama muito grande de Cosplays. Comecei com o Saga de Gêmeos (Saint Seiya), e no mesmo ano fiz o Ling Yao (Greed) de Full Metal Alchemist. Depois entrei para o Grupo Cosmix (aquele grupo de cavaleiros que conheci um tempo atrás) e com o convite para o grupo, veio a proposta para fazer um novo cavaleiro, então desde então sou o Camus de Aquário. Do Camus já fiz a versão normal e a versão divina apresentada no anime Soul of Gold. Além de Saint Seiya, tenho a versão aluno do Draco Malfoy (Harry Potter), Segundo Hokage Tobirama (Naruto) e o segundo Power Ranger Preto Mighty Morphin Adam Park. E se tudo der certo, tenho projeto para mais dois ou três cosplays para esse ano.

E.N. : Alguns cosplays seguem um determinado padrão, uns fazem apenas heróis, outros vilões, alguns só Marvel ou sósia de algum personagem, outros fazem o que acha que fica legal etc. Você tem alguma preferência ?

D.L. :  Não tenho uma preferência de personagem. A minha única exigência comigo mesmo é conhecer o personagem e gostar dele (pois assim consigo atuar e fazer melhor as poses dele). Admito ter uma queda maior por anti-heróis e vilões. Dos heróis que tenho só um é alegre (Adam) então se pode dizer que tenho uma preferência por personagens maus/sérios.

E.N. : Além do Complô Nerd que é trabalho secundário, existe algo mais com que trabalha no meio Cosplay?

D.L. : Bom, além do Complô, sou sócio da página Cosplay é Coisa Séria. Essa página nasceu com o intuito de divulgação de Cosplays em Geral, porém com o crescimento da página viramos uma espécie de agenciadores de cosplays para alguns trabalhos (recentemente até fechamos contrato com a empresa Greenk e passamos o mês divulgando o evento para eles). Inclusive pretendemos abrir uma empresa para legalizar ainda mais esse nosso trabalho e com isso crescermos ainda mais. Isso nos mostra que é possível mesclar o hobby do Cosplay com algo mais profissional e tornar isso uma profissão também.

E.N. : Nesse espaço você pode divulgar eventos que participou e vai participar, datas e suas redes sociais.

D.L. :  Para este ano, vocês podem me encontrar em eventos grande como Anime Friends, BGS e CCXP. Além disso, por conta do blog Complô Nerd e do Cosplay é Coisa Séria, costumo a ir a eventos menores também para fazer cobertura e registro dos mesmos. Sempre em minha página no Facebook eu aviso os eventos que estarei então é bem fácil me encontrar rs.

Vou deixar aqui um as minhas páginas e caso queiram falar comigo, não exitem em me procurar.

Facebook: https://www.facebook.com/grindcosplayer/

Instagram: https://www.instagram.com/dann_grind/

Blog: http://complonerd.blogspot.com

https://www.facebook.com/complonerd/