qua, 17 agosto 2022

Entrevista | Organização e novidades da PerifaCon

Publicidade

Ontem (14/07), tivemos o prazer de participar da coletiva de imprensa virtual realizada com os organizadores da PerifaCon, a primeira convenção de cultura pop da periferia. O evento tem como intuito “democratizar o acesso à cultura nerd, geek e pop e fazer da exclusão mais motivação para seguir em frente e criar oportunidades para a quebrada”.

Na coletiva foi anunciada uma parceria inédita com a Warner Bros. Consumer Product e DC, que marcam sua presença com o pôster oficial inédito do evento.

Na coletiva, Andreza Delgado, uma das organizadoras e líderes do evento contou um pouco sobre o intuito do evento e do que é esperado para este ano. É importante lembrar que a primeira edição do PerifaCon ocorreu em 2019, e não pode acontecer nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. Em 2019 o evento contou com alguns pequenos imprevistos, como superlotação e escassez de recursos. Depois de um bom tempo de planejamento e dessa vez com mais apoio, o evento conta com um espaço maior, e uma organização que promete tornar esta edição memorável.

Publicidade

Andreza reforçou muito sobre a escolha do local e como ela influencia no que o evento propõe. Optar por utilizar de um local público cedido por órgãos governamentais possibilita que a entrada do evento seja gratuita, atingindo um público que no geral não conseguiria acessar o evento se ocorresse com a entrada paga como acontece com diversos outros eventos de cultura Geek. Além disso, o evento ser afastado do centro possibilita uma descentralização dos eventos que geralmente ocorrem no centro da capital paulistana. Essa escolha também implica muito na execução de um dos pilares do evento que é fomentar a economia local, contando com a presença de artistas novos no cenário e que estão tendo muitas vezes sua primeira oportunidade de expor suas atrações.

Ainda assim, por mais que um dos focos seja introduzir estes artistas que têm poucas oportunidades e atingir o público periférico, Andreza explica que a intenção do evento é criar pontes e quebrar barreiras, por isso espaços também são disponibilizados à artistas que já tem mais reconhecimento ou que não se encaixam no foco principal, “a ideia toda da PerifaCon é quebrar os estereótipos e barreiras de que a periferia é um local de escassez e violência”, explica Andreza.

A PerifaCon contará com painéis, exposições e estandes de diversas editoras e acontece no dia 31 de julho, na Fábrica de Cultura Brasilândia, a partir das 9 da manhã. O evento tem a entrada gratuita, com necessidade de inscrição prévia no link.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Crítica | Vai Dar Nada

Estreia nesta quarta no streaming do Paramount+, Vai Dar...

Lista | Filmes para você assistir nesse Halloween

Hoje é comemorado o Halloween, ou, para nós brasileiros,...

Crítica | Bliss: Em Busca da Felicidade

Em Bliss: Em Busca da Felicidade, conhecemos Greg (Owen...

Deixe um comentário