No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. Então hoje fizemos um pequeno apanhado de alguns dos nomes mais poderosos da cultura pop que nos inspiram e mostram como a representatividade é fundamental!
Pantera Negra
Começando com o super-herói que foi um marco para a indústria do cinema: Pantera Negra!
O personagem criado originalmente em 1966, chegou nas telonas apenas em 2016 no Capitão América 3: Guerra Civil, já causando muito rebuliço desde o trailer (e completamente justificado, o visual ficou incrível e a cena era ótima).
Menção honrosa aqui sobre a Tempestade, que se casa com o Rei T’Challa nos quadrinhos e é uma das X-Men mais poderosas!
Uhura – Star Trek
Star Trek é conhecida por ser uma série progressista, retratando um universo que busca por igualdade, respeitando todas as formas de vida. Vemos isso principalmente nas obras mais antigas.
A Tenente Uhura é uma das personagens principais da primeira série da saga, foi um marco histórico sendo uma mulher negra em uma ponte de comando em uma patente tão respeitada como a de tenente.
Em 1968, durante a terceira temporada da telessérie, a atriz Nichelle Nichols protagonizou o primeiro beijo entre uma mulher negra e um homem branco na TV americana. A cena acontece somente um ano depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos acabou com as leis que eram contra o casamento inter-racial.
Estrelas Além do Tempo
Neste filme, baseado em fatos reais, conhecemos Katherine G. Johnson (interpretada por Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) que conquistaram seu espaço em um território branco e machista: a NASA.
Esse trio de mulheres cientistas negras, praticamente anônimas, fizeram a diferença na agência nacional durante a corrida espacial na década de 60. Apenas em 2015, Katherine G. Johnson, aos 98 anos, recebeu a Medalha da Liberdade, concedida pelo presidente Barack Obama, simbolizando o triunfo sobre as adversidades.
Morpheus – Matrix
Matrix é um ícone para o universo nerd e não é atoa. A criação das irmãs Wachowski de ficção científica traz personagens que ficaram marcados na indústria do cinema, e um deles é o Morpheus (interpretado por Laurence Fishburne). O homem enigmático e cheio de sabedoria se torna o mentor do protagonista Neo, e se você é um nerd que não curte uma história de mentor e aprendiz, você está sendo um nerd errado!
Durante toda a trilogia, Morpheus se mantém como uma figura de respeito e admiração!
Madame C. J. Walker
Madame C. J. Walker (interpretada por Octavia Spencer), foi a primeira mulher negra a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos.
A minissérie conta a história da Sarah, uma lavadeira que está cansada de enfrentar tantas dificuldades, viu a oportunidade de criar a própria marca de produtos capilares voltados para o público negro, e entre altos e baixos, lutando contra o racismo e o machismo, conseguiu conquistar seu espaço e abriu portas para melhorar a vida de centenas de outras mulheres negras.
Sabemos que muitos outros nomes ficaram de fora. Mas hoje quisemos ressaltar algumas das personalidades que mudaram a história, não somente na cultura pop, mas também no mundo em que vivemos. Essas personalidades marcantes e muitas outras merecem respeito e espaço. Esperamos que a indústria dê mais oportunidade para a representatividade e tenhamos listas como essa cada vez maiores!